Veja como funciona o cartão virtual do Caixa Tem para Bolsa Família

Com a liberação das poupanças digitais, os beneficiários do Bolsa Família terão a oportunidade de movimentar suas parcelas pelo aplicativo Caixa Tem. Não haverá mais a necessidade de sacar as quantias integrais nas agências bancárias, lotéricas ou correspondentes. Uma das vantagens diz respeito ao uso do cartão virtual do Caixa Tem para Bolsa Família. continua […]

Com a liberação das poupanças digitais, os beneficiários do Bolsa Família terão a oportunidade de movimentar suas parcelas pelo aplicativo Caixa Tem. Não haverá mais a necessidade de sacar as quantias integrais nas agências bancárias, lotéricas ou correspondentes. Uma das vantagens diz respeito ao uso do cartão virtual do Caixa Tem para Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Com os dados gerados no próprio app, será possível fazer compras em supermercados e outros estabelecimentos comerciais. Diversas lojas físicas e virtuais já asseguram essa opção de pagamento aos usuários da plataforma. Vale ressaltar que o cartão do Caixa Tem para Bolsa Família funciona somente na modalidade de transações à vista (débito).

Antes de tudo: como instalar o aplicativo pelo seu celular?

O aplicativo Caixa Tem, desde o início do auxílio emergencial, funciona como uma espécie de banco eletrônico para as pessoas de baixa renda. Por meio dele, é possível consultar saldos, realizar pagamentos e efetuar transferências bancárias. Veja como instalá-lo em seu dispositivo móvel:

continua depois da publicidade
  • Baixe o app Caixa Tem. Ele está disponível para celulares com sistemas Android e iOS;
  • Geralmente, o primeiro cadastro é concedido ao informar o CPF e uma senha numérica de seis dígitos. No caso dos beneficiários do Bolsa Família, será possível usar o mesmo código cadastrado para o cartão social do programa;
  • Após informar todos os dados solicitados, os usuários poderão tocar no serviço desejado dentro do sistema do Caixa Tem. A sua interface foi elaborada para funcionar como uma conversa pelo WhatsApp, com funções intuitivas e autoexplicativas.

Como gerar o cartão do Caixa Tem para Bolsa Família

Feito a liberação das poupanças digitais, os beneficiários do Bolsa Família poderão usar o cartão virtual do Caixa Tem. Ele conta com a função de débito e todos os seus dados são gerados dentro do próprio app. Veja como:

  • Na tela inicial do aplicativo, toque em “Cartão Virtual”;
  • Na tela de mensagens, vá em “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”;
  • Digite a sua senha do app Caixa Tem;
  • Clique na imagem para visualizar as informações geradas (validade do cartão virtual do Caixa Tem para Bolsa Família e código de segurança).

Após seguir os procedimentos listados acima, você conseguirá ter acesso ao cartão virtual do Caixa Tem e usá-lo em supermercados! Será necessário informar os dados gerados no app para o operador do caixa. Também será permitida a realização de compras online, desde que as lojas aceitem essa forma de pagamento.

Após inserir os itens no carrinho do site, os beneficiários terão que selecionar a opção de “Débito Caixa” para inserir os dados do cartão virtual. Vale destacar que as informações possuem prazo de validade. Geralmente, o sistema do Caixa Tem aceita somente uma transação por vez.

continua depois da publicidade

Outra possibilidade é de pagar as faturas por meio do QR Code, já que o app também fornece essa alternativa. Os interessados deverão selecionar, pelo app Caixa Tem, o pagamento com o QR Code. Feito isso, vai ser preciso aproximar a câmera do celular no código das maquininhas de cartão.

Principais mudanças para os beneficiários do programa

Com a liberação automática e escalonada das poupanças digitais, os inscritos no Bolsa Família vão ter a possibilidade de movimentar suas parcelas sem sacá-las nos caixas eletrônicos. Não haverá cobrança de nenhuma taxa para as transações feitas pelo aplicativo. Confira o que vai mudar:

Não será necessário encaminhar quaisquer documentos para a liberação das poupanças. Elas vão ser liberadas entre dezembro de 2020 e março de 2021, conforme NIS dos inscritos no programa. Além disso, os beneficiários vão continuar tendo o direito de sacar as parcelas pelo cartão ‘Cidadão’ ou ‘Bolsa Família’.

continua depois da publicidade