Bolsa Família será pago pelo Caixa Tem a partir de dezembro; veja como vai funcionar

A partir de dezembro de 2020, os inscritos no Bolsa Família vão passar a receber suas parcelas por meio de poupanças sociais digitais. As quantias, sem nenhuma tarifa adicional, poderão ser movimentadas pelo app Caixa Tem (limite de R$ 5 mil por mês). Vale destacar que as contas serão criadas de maneira automática. Por isso, […]

A partir de dezembro de 2020, os inscritos no Bolsa Família vão passar a receber suas parcelas por meio de poupanças sociais digitais. As quantias, sem nenhuma tarifa adicional, poderão ser movimentadas pelo app Caixa Tem (limite de R$ 5 mil por mês). Vale destacar que as contas serão criadas de maneira automática. Por isso, não será necessário apresentar documentos ou comparecer às agências da instituição bancária.

continua depois da publicidade

A Caixa Econômica Federal também informou que a medida vai ser aplicada para facilitar a vida dos beneficiários. Até porque as unidades familiares vão conseguir movimentar o dinheiro diretamente pelo aplicativo, que está disponível para Android e iOS. Assim sendo, ainda será permitido o saque das parcelas com os cartões já vigentes (Bolsa Família e Cidadão).

Bolsa Família pelo Caixa Tem: contas vão ser criadas a partir de dezembro

As contas digitais vão criadas de maneira escalonada, com base no NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Após a abertura das poupanças, não será preciso gerar nenhuma senha extra. Os inscritos no Bolsa Família poderão usar o mesmo código do cartão social.

continua depois da publicidade

Veja as datas em que as contas digitais deverão ser automaticamente criadas:

  • Dezembro de 2020: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 0 e 9;
  • Janeiro de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 6, 7 e 8;
  • Fevereiro de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 3, 4 e 5;
  • Março de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 1 e 2, além dos grupos populacionais específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).

Como movimentar as parcelas do Bolsa Família pelo Caixa Tem?

Após a liberação das contas, os beneficiários poderão movimentá-las por meio das seguintes opções:

  • Usando o cartão do programa Bolsa Família ou o ‘Cartão Cidadão’;
  • Para fazer compras por meio do cartão de débito virtual;
  • Para fazer compras por meio do QR Code;
  • Para pagar contas de água, luz, gás e boletos (via app ou diretamente nas casas lotéricas).

Como usar o cartão de débito virtual para movimentar o benefício?

Mesmo sem cartão físico, o aplicativo Caixa Tem concede recursos para transferências e pagamentos. O objetivo é de servir como uma maneira simplificada para ter acesso às poupanças digitais.

continua depois da publicidade

De acordo com a Caixa, todos os usuários podem usar o cartão virtual do app. Veja como gerá-lo:

  • Na tela inicial do Caixa Tem, toque em “Cartão Virtual”;
  • Após, vá em “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”;
  • Digite a sua senha;
  • Toque na imagem para visualizar as informações geradas (validade e código de segurança);
  • Feito! Você poderá usar o cartão virtual em supermercados ou quaisquer estabelecimentos que aceitem essa forma de pagamento. Lembrando que o código valerá durante poucos minutos. Ou seja, será possível realizar uma compra por vez.

Para efetuar o pagamento em maquininhas de cartão, os beneficiários vão ter que selecionar a opção no próprio app Caixa Tem. A câmera do dispositivo deverá acionar a funcionalidade de maneira automática. Dessa maneira, será necessário apenas apontar para o quadradinho do código de barras.