Tudo Bahia
Portal de Notícias

Como usar FGTS para amortização de financiamento de habitação

Amortização do financiamento pode ser feita sem a pessoa sair de casa.

O Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo o trabalhador. Com ele, o cidadão possui diversos benefícios, como usar seus recursos para comprar a casa própria. Por isso, confira como usar FGTS para fazer amortização de financiamento de habitação via celular:

Como usar FGTS para amortização de financiamento de habitação

Quem tem algum financiamento no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) pode reduzir o valor da parcela ou do crédito sem precisar sair de casa, apenas com o uso do smartphone. Para isso, o interessado deve seguir os seguintes passos:

  • Baixar o aplicativo Habitação Caixa, disponível para Android e iOS;
  • Fazer seu login ou criar um;
  • Ir na opção de FGTS;
  • Escolher a forma de amortização que deseja;
  • Seguir os demais passos do aplicativo.

Um ponto interessante é que, segundo a Caixa, a amortização pode ser feita quantas vezes o trabalhador quiser, desde que haja um prazo de dois anos entre as operações. Ou seja, sempre que sobrar um dinheiro no FGTS, a cada dois anos, é possível adiantar os pagamentos da casa própria.

É válido ressaltar que além de olhar o saldo devedor, fazer amortização e outros serviços, ainda há a possibilidade de fazer o pagamento total da dívida. Dependendo da quantidade de dinheiro guardada no FGTS, o financiamento pode ser quitado por meio do aplicativo.

Por fim é preciso lembrar que a amortização pode ser feita via telefone, de segunda a sexta-feira. O interessado pode ligar para 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0505 (demais municípios). Em seguida, deve digitar a opção 7 e falar com o atendente.

Consulte o seu saldo antes

Uma dica importante que precisamos dar ao trabalhador é sobre o seu saldo do FGTS. A amortização só ocorre se a pessoa tiver dinheiro disponível no fundo. Sendo assim, é fundamental a consulta do FGTS. Ela pode ser feita no aplicativo do FGTS ou no site da Caixa.

Em ambos os casos é preciso que a pessoa tenha em mãos o CPF, Número de Inscrição Social (NIS) ou o e-mail e senha do serviço caso já seja cadastrada.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais