Tudo Bahia
Portal de Notícias

Saque do abono PIS/Pasep: dois grupos devem ter direito em 2022

O saque do abono PIS/Pasep pode ser pago em dobro em 2022. O pagamento será referente a dois anos-base: 2020 e 2021.

O saque do abono PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2020, deveria ser pago a partir do mês de julho de 2021. Entretanto, o governo federal decidiu adiar os depósitos e, assim, os trabalhadores terão que esperar até fevereiro de 2022 para receber os valores.

Com isso, é possível que o governo federal faça, em 2022 e de uma só vez, os pagamentos referentes a dois anos-base: 2020 e 2021. Isso quer dizer que os trabalhadores poderão ter acesso ao abono PIS/Pasep dobrado.

Como fazer os saques do abono PIS/Pasep?

Podem receber o abono salarial os brasileiros que:

  • Trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano referente;
  • Ganharam, no máximo, dois salários mínimos por mês;
  • Estão inscritos no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.

É necessário ainda que a empresa contratante informe os dados do funcionário ao governo. Para realizar os saques do abono PIS/PASEP o procedimento é:

  • PIS – para empregados do setor privado: por meio da Caixa Econômica Federal em caixas eletrônicos, lotéricas ou Caixa Aqui, utilizando o Cartão Cidadão. Quem não possui o cartão deve ir à uma agência do banco portando documento de identidade. Se o cadastrado for correntista da Caixa terá o valor depositado em sua conta;
  • PASEP – para servidor público: por meio do Banco do Brasil, indo a uma agência com documento de identificação. Correntistas do BB terão o valor depositado em suas contas, enquanto quem tem conta em outros bancos pode fazer transferência sem custo.

Veja o passo a passo para consultar o PIS/Pasep

A consulta é feita pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para verificar o status do abono salarial PIS/Pasep, você precisa saber qual é o seu Número de Identificação Social (NIS) ou o Número de Registro do Trabalhador (NIT). Esse segundo você terá se for um servidor público.

É possível encontrar esse número no CNIS ou na Carteira de Trabalho, no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, no site ou app Meu INSS. Depois que você estiver com o seu NIS ou NIT em mãos, faça o seguinte:

  1. Entre no site do CNIS;
  2. Selecione a opção “Cidadão”;
  3. Clique em “Inscrição” e vá em “Filiado”;
  4. Informe seus dados pessoais;
  5. Então, o valor do seu abono vai aparecer na tela.
LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais