Contribuição única ao INSS pode aumentar o valor da aposentadoria

A aposentadoria ofertada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social poderá triplicar, caso o segurado faça uma contribuição única ao INSS. Os trabalhadores que estão próximos da aposentadoria por idade podem se beneficiar da regra criada na reforma da Previdência. continua depois da publicidade Infectados pela Covid-19 têm direito a benefícios do INSS Existe risco de […]

A aposentadoria ofertada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social poderá triplicar, caso o segurado faça uma contribuição única ao INSS. Os trabalhadores que estão próximos da aposentadoria por idade podem se beneficiar da regra criada na reforma da Previdência.

continua depois da publicidade

A opção está prevista no parágrafo 6º da EC 103/19, e foca, principalmente, nos trabalhadores que possuem mais de 15 anos de contribuição com carência de 180 meses anteriores ao ano de 1994.

Dessa forma, quem está próximo de ter acesso à aposentadoria por idade, pode aumentar substancialmente o valor do benefício com apenas uma contribuição.

continua depois da publicidade

Quem pode utilizar a contribuição única do INSS?

É importante esclarecer que a situação de contribuição única do INSS não é a mais comum aplicada aos segurados, porém, pode se tornar uma alternativa interessante para conseguir ampliar o valor do benefício.

A estratégia da contribuição única pode ser aplicada para quem for encaminhar o benefício de aposentadoria por idade após a Reforma da Previdência. Para utilizar a estratégia, o mesmo deverá ter, no mínimo, 180 contribuições, ou seja, 15 anos de contribuição anteriores a julho de 1994.

Com a idade mínima para se aposentar, e cumprido o período de contribuição antes de julho de 1994, o segurado deverá realizar ao menos uma contribuição pelo teto da Previdência Social, que em 2021 é de R$ 6.433,57.

continua depois da publicidade

Antes de optar por essa opção, busque um profissional para que possa realizar o cálculo de modo a optar pela melhor estratégia na hora de solicitar o benefício ao INSS.

Pente-fino no INSS começa em agosto

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) fará uma verificação minuciosa sobre os pagamentos de benefícios. O pente-fino do INSS deve começar no mês de agosto, mas os avisos aos aposentados e pensionistas já começaram.

De acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, já foram enviadas 700 mil cartas ou avisos na conta bancária em que o segurado recebe os pagamentos.

continua depois da publicidade

Os comunicados foram necessários, pois o INSS encontrou falhas ou imprecisões nos cadastros realizados. Por enquanto, os principais alvos do governo federal são os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e dos repasses por incapacidade temporária.