Revisão do PIS/Pasep pode aumentar saldo do trabalhador; entenda

O pagamento do PIS/Pasep é um direito dos trabalhadores. No entanto, falhas costumam ocorrer na somatória do dinheiro, prejudicando o beneficiário. Entenda como a revisão do PIS/Pasep pode aumentar o saldo. continua depois da publicidade Auxílio emergencial: Caixa libera 4ª parcela para Bolsa Família com NIS 8 Mega-Sena: sorteio pode pagar até R$ 12 milhões […]

O pagamento do PIS/Pasep é um direito dos trabalhadores. No entanto, falhas costumam ocorrer na somatória do dinheiro, prejudicando o beneficiário. Entenda como a revisão do PIS/Pasep pode aumentar o saldo.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o PIS/Pasep é um dinheiro recolhido por empresas privadas ou pelo governo que vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O recurso fica rendendo até que possa ser sacado pelo beneficiário de forma anual. Os pagamentos do PIS/Pasep são de até um salário mínimo.

Importância da revisão do PIS/Pasep

Como informado, o PIS/Pasep é um direito dos trabalhadores formais de empresas privadas ou públicas. Os bancos responsáveis pelas contas nas quais o dinheiro é depositado devem fazer os investimentos e correções de valores previstos em lei.

continua depois da publicidade

No entanto, erros podem acontecer, prejudicando o saldo do trabalhador. Por isso, é importante pedir uma revisão do PIS/Pasep caso as suas contas não batam com as do banco. Geralmente, isso ocorre com contas abertas antes de 1988, quando o rendimento era diferente do atual.

Caso o banco se recuse a fazer a revisão, é aconselhado que o trabalhador procure um advogado para tomar as devidas atitudes legais.

Como funciona o saque do PIS/Pasep

O PIS pode ser sacado em uma agência da Caixa, dentro do prazo estipulado pelo governo. O interessado deve comparecer com seu documento de identificação em mãos e solicitar o saque do abono salarial.

continua depois da publicidade

Pessoas com o Cartão do Cidadão e com senha cadastrada não precisam de atendimento. É possível fazer o saque em caixas eletrônicos ou nas Lotéricas. Dúvidas podem ser tiradas no telefone 0800-726-0207 da Caixa.

Por sua vez, o Pasep é depositado automaticamente na conta do Banco do Brasil do servidor e pode ser sacado em qualquer local de autoatendimento. O telefone 0800-729-0001 do Banco do Brasil pode ajudar em caso de algum problema.