14º salário do INSS: proposta é aprovada por comissão da Câmara

A proposta que prevê o pagamento do 14º salário no INSS foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados,

A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, aprovou o Projeto de Lei 4367/2020. Essa proposta prevê o pagamento do 14º salário em caráter excepcional para aposentados e pensionistas do INSS. A votação aconteceu na quarta-feira, no dia 22 de setembro. Com a alteração feita na comissão, o benefício poderá ser pago até 2023.

continua depois da publicidade

No texto original de de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), a ideia era pagar o abono salarial para aposentados e pensionistas do INSS em 2020 e 2021. Agora, a proposta sofreu uma alteração através do Projeto de Lei Nº 5.641, de autoria do deputado federal Aureo Ribeiro (SD-RJ), que ampliou o pagamento até 2023.

Com a aprovação da proposta na Comissão de Seguridade Social e Família, o Projeto de Lei seguirá para análise da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se o texto for novamente aprovado, seguirá para a análise do Senado Federal.

continua depois da publicidade

No texto de Pompeo, o Projeto de Lei prevê que “o aposentado ou pensionista que recebe um salário mínimo de benefício terá direito a uma parcela anual de abono de igual valor. O aposentado e pensionista cujo benefício auferido seja superior a um salário mínimo, o abono recebido será de um salário mínimo acrescido de uma parcela proporcional a diferença entre o salário mínimo e o
teto de regime geral da previdência social, limitado o valor total a dois salários”.

O argumento usado pelo deputado Pompeo é que existem mais de 30 milhões de pessoas recebendo os benefícios previdenciários. A renda de muitas famílias na pandemia passou a ser apenas o benefício, porque alguns integrantes acabaram perdendo o emprego.