INSS altera regras para pedidos de crédito consignado (bloqueio e desbloqueio)

O INSS informou que essas regras passarão a valer a partir da noite desta quinta-feira (30/09). Saiba mais detalhes.

Na última segunda-feira (27/09), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Portaria nº 929/21, que regulamenta os pedidos e bloqueio de desbloqueio de crédito consignado. Para ver o documento na íntegra, é necessário acessar o Diário Oficial da União.

continua depois da publicidade

Também foram modificadas as regras para alteração de local ou forma de pagamento do benefício. O instituto informou que essas restrições passarão a valer a partir da noite desta quinta-feira (30/09).

A partir da publicação da portaria, se tornou obrigatório o envio de documento oficial com foto por meio do aplicativo Meu INSS ou mediante atendimento presencial. Anteriormente, essa medida era opcional.

continua depois da publicidade

As novas regras estão sendo tomadas a fim de aprimorar os cadastros do INSS. Portanto, os segurados precisarão liberar uma série de dados, como validação facial para aqueles que tiverem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (STF).

Em caso de dúvida, para consultar se existem requerimentos pendentes, o segurado pode acessar o site do INSS, com seu login e senha e verificar as pendências no campo “Privacidade”.

De acordo com o documento, os pedidos realizados via internet estão liberados para os segurados com conta de nível prata ou ouro no cadastro do governo.

continua depois da publicidade

Aqueles que desejarem aprimorar seu nível devem acessar o site gov.br e autorizar o cruzamento de outras bases de dados, bem como leitura de QR Code ou código de acesso.

Bloqueio ou desbloqueio pelo Meu INSS

O empréstimo consignado é um tipo de crédito, que realiza o desconto direto na aposentadoria ou pensão. A seguir, confira o passo a passo para bloquear ou desbloquear a opção pelo aplicativo:

  • Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
  • Selecione a opção “Entrar com gov.br”;
  • Em seguida, digite seu CPF e a senha cadastrada;
  • Ao entrar você será redirecionado a uma página, vá até a barra de pesquisa, onde você verá a opção “Do que você precisa”;
  • Digite “consignado”;
  • Vai aparecer a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”.

Depois de selecionar essa opção, o sistema vai te pedir o número do celular ou do telefone fixo, o número do benefício e se o pedido será feito pelo segurado (titular), por meio de procurador ou representante legal cadastrado.

continua depois da publicidade

Antes de concluir, o segurado terá o opção de escolher seu requerimento pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou e-mail. Para os casos nos quais o requerimento via aplicativo não for permitido, o segurado precisará entrar em contato com o Instituto.

O serviço ocorre pelo número 135 ou por meio de “Atendimento Especializado” em uma unidade presencial das Agências da Previdência Social (APS).