Tudo Bahia
Portal de Notícias

Nubank: saiba como cancelar compras feitas no cartão de crédito

O pedido de estorno do valor da compra do produto tem um prazo para ser solicitado pelo consumidor. Saiba como funciona.

É possível cancelar uma compra que foi feita no cartão de crédito do Nubank. Os motivos do cancelamento podem ser desde o recebimento do produto que veio com defeito, até o produto não ser exatamente como o esperado.

Importante saber que cada estabelecimento comercial tem sua política de troca, devolução ou cancelamento da compra. Por isso, é sempre bom procurar o que ficou estabelecido nas normas do Código de Defesa do Consumidor. Nele, são estabelecidos os direitos em caso de devolução do valor do produto comprado.

Assim, é fundamental o consumidor procurar a loja onde realizou a compra para tentar cancelar a aquisição do produto. Através de uma negociação com o estabelecimento, o valor comprado no cartão pode ser estornado ou a loja dará um crédito para aquisição de outro produto de igual ou maior valor.

Compra pela internet com o cartão como cancelar?

No caso da compra com cartão de crédito na internet, o consumidor deve fazer o mesmo procedimento da compra realizada em uma loja de forma presencial. O interessado precisa pedir o cancelamento da do pedido de compra para a loja onde adquiriu o produto.

As operadoras de cartão de crédito não estão autorizadas a fazer cancelamento ou estorno de valores de compras. Por isso, não adianta procurar o banco ou a operadora do cartão quando desejar cancelar a compra.

A operadora do cartão só poderá agir quando a loja realizar a política de cancelamento da compra. Nesse caso, deve ser iniciado o processo de chargeback ou contestação. De acordo com o blog oficial do Nubank, existem algumas possibilidades em que a contestação pode ser realizada:

  1. Quando o consumidor comprou um produto e acabou recebendo outro do estabelecimento;
  2. No caso da mercadoria ter vindo com defeito e não ter sido feita a troca;
  3. Quando o consumidor se arrepende de ter realizado a compra e ainda está dentro do prazo permitido. E, ainda, não recebeu nenhuma assistência do estabelecimento.

Importante que o consumidor junte toda a documentação de negociação com a loja, como: email, conversas no WhatsApp ou chat e, ainda, o comprovante de cancelamento. Tudo isso vai ajudar o consumidor quando for fazer a constatação na operadora do cartão de crédito.

Depois do consumidor fazer a contestação sobre a operadora do cartão, a instituição financeira abrirá uma disputa para garantir que seja devolvido o valor pago através de um estorno. Isso porque o estabelecimento se negou a cumprir com o que foi acordado.

Para garantir esse estorno, é necessário apresentar provas do erro cometido na transação entre o cliente e a loja. Quem decidirá se o cliente tem razão em receber o valor da compra será o Nubank, que tem a bandeira do Mastercard.

O processo de contestação levará alguns meses para ser resolvido. Para evitar maiores transtornos ao cliente, a operadora do cartão de crédito lançará um crédito no valor da compra até que tudo seja resolvido. O Nubank chama esse valor de “crédito de confiança”.

Prazo do cancelamento da compra

Ao comprar um produto ou assinar um contrato, é importante que o consumidor esteja atento aos prazos dados no caso de desistência e cancelamento. Em caso do cliente se arrepender e quiser cancelar a compra ou contrato, ele terá um prazo de sete dias. Essa data começa a contar da assinatura ou data do recebimento do produto pela internet.

No caso do consumidor não conseguir obter o estorno do cartão na loja e tenha que abrir o processo de contestação, terá um limite de até 120 dias após a compra ou data em que foi realizado o serviço. Lembrando que isso vai depender política de cada operadora do seu cartão crédito.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais