MEIs têm descontos de até 30% para compra de automóveis; entenda

Os descontos são possíveis porque são realizadas vendas diretas para as pessoas jurídicas. Saiba mais.

Alguns microempreendedores individuais (MEIs) não sabem que, na compra de um carro, terão descontos que podem chegar a até 30%. Essa facilidade é concedida para as pessoas jurídicas. Esse benefício é dado pelas empresas montadores de veículos.

continua depois da publicidade

Os descontos são possíveis porque são realizadas vendas diretas para as pessoas jurídicas. Isso acaba reduzindo os custos no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do veículo.

Mas é importante que o microempreendedor fique atento às políticas estabelecidas pelas empresas montadores para comprar o carro com desconto. Entre essas regras, estão:

continua depois da publicidade
  • Desconto será apenas para carros zero-quilômetro;
  • O microempreendedor deve ficar com o carro por, pelo menos, um ano;
  • O carro será comprado no nome da pessoa jurídica;
  • Algumas vendedoras exigem a apresentar do contrato social da empresa e também a inscrição estadual do comprador;
  • Todos os documentos e impostos do MEI devem estar em dia e quitados;
  • O microempreendedor deve fica ciente que o carro não poderá ter um valor maior que o faturamento anual do MEI.

Importante lembrar que o faturamento do MEI deve ser de até R$ 81 mil. O limite para comprar o carro, com o desconto estabelecido, pode chegar a até 80% desse valor. Ou seja, até R$ 64 mil pode ser gasto na compra do produto.

Já os descontos podem variar de uma montadora para outra, não sendo fixas os benefícios dados. Também são estabelecidos descontos específicos para alguns veículos na venda para a pessoa jurídica.

Mas existe uma vantagem dada pelas montadoras: o microempreendedor não fica limitado a comprar um carro apenas para utilização comercial ou do seu negócio. Ele poderá comprar também um carro para o lazer.

continua depois da publicidade

Nos últimos anos, a venda de carros para as pessoas jurídicas têm aumentado muito no Brasil. Principalmente, entre as maiores empresas montadoras, que são: Fiat, Volkswagen, Chevrolet e a Renault.