Novo saque FGTS já pode ser feito por grupo de trabalhadores; entenda

Quem aderiu a essa modalidade, por sua vez, não conseguirá proceder com o saque total do FGTS ao ser demitido. Saiba mais.

Quem aderiu até outubro deste ano à modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, e é nascido no mês de novembro, já pode fazer o saque do valor correspondente. Essa modalidade tem sido uma das mais utilizadas desde que foi criada em 2019.

continua depois da publicidade

Quem optou pela modalidade terá o prazo de até 90 dias para que possa fazer o saque, caso não seja feito, o valor retorna à conta do respectivo trabalhador que solicitou. O valor é creditado na conta do trabalhador indicada por ele no momento da adesão ou diretamente numa agência da Caixa.

Quem aderiu a essa modalidade, por sua vez, não conseguirá proceder com o saque total do FGTS ao ser demitido. O principal objetivo dessa modalidade é proporcionar ao trabalhador uma renda extra para o enfrentamento da crise financeira.

continua depois da publicidade

É importante destacar que não existe um valor fixo que determina quanto sacar, mas baseia-se numa porcentagem conforme o saldo do trabalhador. Assim, esses saques variam de 50% a 5,0% em ordem crescente de valor. É importante destacar que trabalhadores que recebem valores superiores a R$ 1.000,01 possuem o direito a uma quantia extra.

Como é feita a adesão ao saque-aniversário FGTS

A adesão pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS que está disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Veja o passo a passo de como proceder com a adesão.

1º passo

Após baixar o aplicativo, é necessário realizar o login. Caso ainda não tenha a conta, é necessário realizar o cadastro.

continua depois da publicidade

2º passo

Após logar, clique em “Meu FGTS” e, em seguida, em “Saque-aniversário”. Abrirá uma página com todas as regras da modalidade e os termos e condições. Após ler atentamente, pois trata-se de um contrato, você poderá optar pela adesão clicando em “Concordo”.

3º passo

Clique em “Aderir saque-aniversário”. Após esses passos, você já estará incluso para proceder com o saque. É importante que esse processo seja feito pelo menos no mês anterior ao mês de seu aniversário.