MEI: saiba como pagar seu DAS por meio do Pix

O DAS é um pagamento mensal que é feito por todos que se formalizaram como MEI. Saiba como pagar pelo sistema Pix.

Agora, os microempreendedores individuais – MEIs podem optar em pagar seu Documento de Arrecadação do Simples Nacional por meio do sistema de pagamento instantâneo do Pix. O DAS é um pagamento mensal que é feito por todos que se formalizaram como MEI. O vencimento do DAS ocorre a cada dia 20 de cada mês.

continua depois da publicidade

Anteriormente, o DAS vinha apenas com o código de barras. Com a facilidade do Pix, já é possível obter o QR Code para pagamento pelo sistema de pagamento desenvolvido pelo Banco Central.

Como pagar o DAS pelo Pix

1º passo

Primeiro, é necessário, como de costume, acessar o portal PGMEI, informar o CNPJ e clicar em “Emitir Guia de Pagamento (DAS).

continua depois da publicidade

2º passo

Selecione a guia que deseja efetuar o pagamento e clique em “Apurar/Gerar DAS”.

3º passo

Abra o aplicativo do banco que você usa e vá na opção do Pix. Em seguida, selecione “pagar com QR Code” (ou opção derivada).

4º passo

Abrirá uma tela de leitura de QR Code. Não será necessário imprimir o DAS. Basta posicionar a câmera do celular na tela do computador e fazer a leitura do código.

continua depois da publicidade

5º passo

A câmera direciona para o valor e demais dados da transação financeira. Basta conferir e concluir a operação. O comprovante pode ser salvo diretamente em seu aparelho celular.