INSS: saiba como é possível consultar o NB pela internet

Veja como consultar o Número do Benefício (NB) pela internet e acessar os benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social.

Aqueles que são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, o qual recebem aposentadoria, pensão ou BPC, são identificados por uma numeração. O Número do Benefício (NB) consiste em uma sequência de 10 dígitos. Caso não tenha anotado, veja como consultar essa numeração.

continua depois da publicidade

Caso o segurado tenha perdido ou não tenha recebido a numeração, mesmo sendo segurado do INSS, há diversas maneiras de conseguir essa informação. Em alguns casos, inclusive, o número é igual ao PIS/Pasep.

Como saber o NB do INSS?

Por meio dessa numeração, o segurado tem acesso às suas informações, como data de pagamento e valor do benefício. As formas de consultar o NB do INSS são:

continua depois da publicidade
  1. Pela carta de concessão;
  2. Pelo CPF nos canais digitais;
  3. No autoatendimento do INSS;
  4. Pela central do 135.

Site

Para consultar o Número do Benefício, acesse o site Meu INSS, faça o login na plataforma e logo na página inicial vai aparecer a numeração. Ao clicar em “Detalhar”, terá mais informações sobre ele.

Aplicativo

É possível acessar o número ainda por meio do aplicativo do Meu INSS, seguindo os mesmos passos da plataforma do site. Caso não tenha registro, basta clicar em “Cadastrar” e informar alguns dados que incluem o seu CPF.

Telefone

Para quem não é adepto aos meios digitais, também é possível acessar a numeração por meio do telefone de atendimento do INSS, no número 135.

continua depois da publicidade

Dessa forma, basta fazer uma ligação e informar o número do seu CPF, confirmar algumas informações cadastrais que são utilizadas para evitar fraudes e que objetivam proteger seus dados.

O atendimento da Central está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. É importante destacar que as ligações realizadas a partir de telefones fixos ou públicos não tem qualquer custo. As chamadas feitas por meio de celulares, o custo será equivalente a uma ligação local.