O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é um registro voltado para o governo acompanhar quem são e como vivem as famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Ele foi criado pelo governo federal, mas, operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.
Ao se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, o cidadão pode ter acesso a vários programas sociais, como o Auxílio Brasil, Minha Casa, Minha Vida, Tarefa Social de Energia Elétrica, entre outros. Cada um desses programas exige requisitos diferentes, mas todos eles exigem ter o cadastro atualizado no CadÚnico.
Para os cidadãos que ainda não se cadastraram no Cadastro Único e precisam ingressar em um programa social abrangido pelo registro, é possível fazer um pré-cadastrado pelo aplicativo do CadÚnico, que foi criado pelo governo federal em março de 2022, justamente para tal finalidade.
O pré-cadastro nada mais é do que uma etapa inicial para as famílias serem incluídas no Cadastro Único.
Como é um processo para agilizar o cadastro definitivo, precisa comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único em seu município no prazo de 120 dias para confirmar e complementar os dados da família referentes escolaridade, trabalho, remuneração, domicílio, entre outros.
Quem pode fazer o pré-cadastro do CadÚnico
O pré-cadastro é destinado aos cidadãos que não estão inscritos no Cadastro Único e desejam se cadastrar pela primeira vez. Ele somente pode ser feito pelo Responsável Familiar, que é o integrante da família que irá prestar as informações dos demais membros. Nesse caso, a preferência é pela mulher.
Vale notar que o pré-cadastro não é obrigatório. O cidadão pode se cadastrar no Cadastro Único diretamente em um posto de atendimento do seu município.
Como fazer o pré-cadastro do CadÚnico
- Primeiro, é preciso criar uma conta na plataforma gov.br pelo site ou pelo aplicativo (Android e iOS). Se estiver no site, clique na opção “Criar conta gov.br”, se estiver no aplicativo, toque na opção “Entrar com gov.br”;
- Em seguida, digite seu CPF e siga as orientações para criar a conta;
- Com a conta criada, o Responsável Familiar já pode acessar o site ou o aplicativo do Cadastro Único (Android e iOS) para realizar o pré-cadastro.
Vale notar que no momento do pré-cadastro, o Responsável Familiar precisará estar munido de seu CPF e de documentos dos integrantes da sua família, como:
- CPF (de preferência); ou
- Título de eleitor;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento; e
- Carteira de Identidade (RG).
Feito o pré-cadastro pela internet, o Responsável Familiar tem até 120 dias para se dirigir a um dos postos de atendimento do Cadastro Único do seu município para completar o cadastro.