Qual é a cidade mais fria do mundo? Conheça o lugar que atinge -50°C

Andar por essa cidade é se deparar o tempo inteiro com gelo, névoa e neve.

Já imaginou morar em uma cidade com temperaturas que podem chegar aos 50 °C negativos? Achou impossível por conta da baixa temperatura? Pois saiba que mais de 300 mil pessoas vivem nessa cidade, conhecida como Yakutsk, capital da região da Lacútia, na Sibéria Oriental, na Rússia, e considerada a cidade mais fria do mundo fora da Antártica.

continua depois da publicidade

A vida dessas mais de 300 mil pessoas é totalmente determinada pelo frio, a começar pelo acesso. Para chegar a Yakutsk é preciso atravessar rios e lagos congelados e usar carros adaptados com correntes nas rodas. E andar por essa cidade é se deparar o tempo inteiro com gelo, névoa e neve.

Os suprimentos chegam através de caminhoneiros que viajam em comboios, por conta do perigo das estradas e do risco de os motores dos caminhões congelarem e os motoristas ficarem presos nas rodovias.

continua depois da publicidade

Um fato interessante é que eles costumam deixar os veículos ligados por semanas seguidas para evitar o congelamento dos motores.

Como o frio extremo dura maior do tempo em Yakutsk, a vida na cidade passou por adaptações, sendo que alguns hábitos dos seus habitantes são bem diferentes dos nossos. Veja alguns exemplos abaixo:

  • As pessoas são orientadas para usarem óculos nas ruas, porque o gelo pode congelar até mesmo os cílios;
  • O gelo torna praticamente impossível construir alicerces ou cavar covas;
  • Por conta da grande quantidade de gelo, as rodas dos veículos tiveram que ser adaptadas;
  • Queimaduras de gelo são bem comuns na cidade;
  • Nas feiras quase não há verduras, há a predominância de peixes frescos;
  • Os principais pratos da culinária local são feitos à base de peixe, pois o frio extremo não impede a pesca no local.

No entanto, nem só de frio vivem os habitantes de Yakutsk, a cidade mais fria do mundo. Durante cerca de três semanas, os moradores têm uma trégua no frio, com os termômetros marcando até 30 °C. Nesses dias, eles aproveitam para abastecer os reservatórios de suprimentos e fazer compras em locais próximos.

continua depois da publicidade