Pente-fino do INSS suspende 8 mil benefícios; saiba consultar situação

As varreduras são constantes, mas o que motivou as atuais suspensões foi uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando um pente-fino na folha de pagamentos e anunciou recentemente a suspensão de 8,5 mil benefícios que estavam sendo pagos indevidamente.

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As varreduras feitas pelo órgão previdenciário são constantes, mas o que motivou as atuais suspensões foi uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada na semana passada, que revelou que pelo menos R$ 80 milhões em pagamentos foram feitos a beneficiários que morreram em 2021.

Agora, o INSS terá o prazo de até 150 dias e existe a possibilidade de as pessoas que receberam os benefícios de forma indevida terem que devolver a quantia aos cofres públicos. Caso o pedido ressarcimento seja feito e a pessoa se recursar a devolvê-lo, ela poderá responder judicialmente.

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No entanto, se o benefício for suspenso e o aposentado ou pensionista estiver vivo, há a possibilidade e reativar o pagamento por meio do site ou aplicativo do Meu INSS (Android e iOS).

Após a descoberta dos mais de 8 mil benefícios que estavam sendo pagos indevidamente, o TCU solicitou ao INSS o reforço nas análises dos benefícios. O Tribunal orientou a ainda a inclusão de um manual no Sistema de Pagamento de Benefícios (Sispagben), com um fluxo das atividades a serem adotadas nos casos de pagamentos indevidos.

De acordo com os dados do Fundo do Regime Geral de Previdência Social, estima-se que o órgão previdenciário tenha pago mais de R$ 80 milhões em aposentadorias e pensões indevidas apenas em 2021, sendo R$ 53 milhões acima do teto do Regime Geral e R$ 27 milhões em pagamentos a pessoas falecidas.

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Como consultar a situação do seu benefício?

Caso você, segurado do INSS, queria verificar como está a situação do seu benefício após o pente-fino do órgão previdenciário, basta seguir fazer a consulta em um dos três canais do instituto: telefone, site e aplicativo. Veja abaixo o passo a passo

Consulta pela central de atendimento telefônico

  • Disque o número 135;
  • Informe o seu CPF;
  • Agora, confirme algumas informações relacionadas ao seu cadastro.

O horário de atendimento da Central de Atendimento é de 7h às 22h, de segunda a sábado.

Consulta pelo site Meu INSS

  • Acesse o site do Meu INSS;
  • Depois, clique em “Entrar”;
  • Informe seu CPF e clique em “Avançar”;
  • Informe sua senha e clique em “Entrar;
  • Após isso, irá aparecer uma lista de serviços disponível pelo Meu INSS. Basta clicar no serviço que deseja.

Consulta pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS)

  • Primeiro, faça o login no aplicativo, informando seu CPF e senha;
  • Após isso, toque em “Autorizar”, para autorizar o uso de dados pessoais;
  • Em seguida, irá aparecer a página inicial do sistema, onde é possível conferir uma lista de serviços disponível pelo Meu INSS.