INSS libera regras de aposentadoria para 2023; veja mudanças

As mudanças da última reforma da previdência ainda não foram totalmente implementadas. Confira aqui como estará a situação em 2023.

Praticamente todas as pessoas se preocupam em como será sua velhice, principalmente em relação aos valores recebidos como aposentadoria e, também, quando o momento de pendurar as chuteiras definitivamente irá chegar.

continua depois da publicidade

Saber essas informações ficou mais complicado depois de 2019, porque nesse ano foi aprovada uma reforma da previdência que mudou prazos, idade e valores das aposentadorias.

Além disso, ela também definiu diversas normas para um período de transição do modelo anterior até a total implementação do novo projeto.

continua depois da publicidade

Veja a seguir como estão as regras para a aposentadoria:

Regras de aposentadoria para 2023

Haverá dois tipos de aposentadoria:

  • Por idade: nessa modalidade, será exigido, no mínimo, 15 anos de contribuição tanto para homens quanto para mulheres. Além disso, é preciso ter atingido a idade mínima para solicitar o benefício, sendo essa de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens;
  • Regra dos pontos: deve-se somar a idade com o tempo de contribuição. Para conseguir se aposentar ano que vem, a soma deve dar, no mínimo, 90 para as mulheres (com, pelo menos, 30 anos de contribuição) e 100 para homens (com, pelo menos, 35 anos de contribuição).

A quem essas regras se aplicam

A reforma está valendo para todo e qualquer trabalhador que, mesmo tendo muito tempo de contribuição, ainda não tenha alcançado todas as exigências para se aposentar até o dia 12 de novembro de 2019.

continua depois da publicidade

Para quem, até essa data, já tinha conseguido preencher todos os requisitos da aposentadoria, a reforma não pode ser aplicada, pois a pessoa já tem direito adquirido a aposentar-se pelas regras antigas.

Tendo ficado com dúvidas, o ideal é consultar uma contadora ou advogada previdenciária para esclarecer sua situação.