Consulta do Lucro FGTS 2022 pode ser feita pelo CPF; R$ 13,2 bi serão distribuídos

O Conselho Curador, inclusive, já definiu o montante a ser repassado em 2022: cerca de 13,2 bilhões. Saiba consultar o lucro FGTS deste ano.

Todos os trabalhadores com emprego formal possuem ao menos uma conta ativa junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Mas poucos sabem que, a despeito de não poderem movimentar livremente os valores, todo o dinheiro guardado na Caixa Econômica Federal (CEF) sob essa rubrica continua sendo de titularidade do trabalhador.

continua depois da publicidade

A CEF, na verdade, é a responsável por gerir esse dinheiro e garantir que ele não derreta diante da inflação. Por esse motivo, o banco realiza operações de crédito específicas com o Fundo, emprestando dinheiro, por exemplo, para saneamento e obras de infraestrutura.

Dessa maneira, além de garantir algum rendimento para os trabalhadores, também há uma colaboração com o desenvolvimento nacional e a melhora da qualidade de vida de todos os brasileiros.

continua depois da publicidade

Lucro FGTS: montante já foi definido

Como tudo que está junto ao FGTS pertence aos trabalhadores, anualmente, a Caixa deve repassar a maior parte dos lucros para os verdadeiros donos.

Todas as transferências devem ser realizadas, por determinação da Lei 13.446/2017, até o dia 31 de agosto. O Conselho Curador, inclusive, já definiu o montante a ser repassado em 2022: cerca de 13,2 bilhões. A aprovação ocorreu nesta sexta-feira, dia 22 de julho.

Todo empregado com saldo nas suas contas do fundo, até dia 31 de dezembro do ano passado, terá direito a algum valor.

continua depois da publicidade

Como consultar quando esse dinheiro estiver disponível?

  • Instale ou atualize o aplicativo do FGTS;
  • Abra o app e clique em “Entrar no Aplicativo”;
  • Informe seu CPF e clique em “Próximo”;
  • Insira sua senha e depois selecione “Entrar”;
  • Resolva o desafio para provar que você é humano;
  • Na página inicial, na parte inferior, entre em “Meu FGTS”;
  • Na sequência, clique em “Ver extrato””.

Como a parcela do lucro a ser recebido depende do saldo existente nas contas, cada trabalhador deve conferir nesse extrato qual serão os valores aos quais terá acesso.