Parceria pretende incluir jovens do CadÚnico no mercado de trabalho

O Protocolo de Intenções do Plano Progredir foi assinado, na última segunda-feira (18/01), pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) e do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai-SP), Paulo Skaf. A medida tem como objetivo qualificar e incluir jovens do CadÚnico no mercado […]

O Protocolo de Intenções do Plano Progredir foi assinado, na última segunda-feira (18/01), pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) e do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai-SP), Paulo Skaf. A medida tem como objetivo qualificar e incluir jovens do CadÚnico no mercado de trabalho.

continua depois da publicidade

Começamos o plano aqui, principalmente pela capacidade que a Fiesp e o Senai têm de execução. O projeto-piloto será uma referência para todo o país. O objetivo do presidente Jair Bolsonaro é permitir que brasileiros e brasileiras encontrem emprego, renda e melhor condição de vida”

Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania

Inserção de jovens do CadÚnico no mercado de trabalho

A Fiesp e o Senai-SP, em parceria com o governo federal, irão fomentar o Progredir em seus três eixos:

  • Intermediação da mão de obra;
  • Qualificação profissional;
  • Empreendedorismo.

A ideia é promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre a Fiesp, o Senai-SP e a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP) do Ministério da Cidadania.

continua depois da publicidade

Segundo Onyx Lorenzoni, o Plano Progredir é extremamente importante para ajudar o Brasil neste momento de recuperação da economia.

“Começamos o plano aqui, principalmente pela capacidade que a Fiesp e o Senai têm de execução. O projeto-piloto será uma referência para todo o país. O objetivo do presidente Jair Bolsonaro é permitir que brasileiros e brasileiras encontrem emprego, renda e melhor condição de vida, emancipando-se dos programas sociais e exercendo a liberdade como cidadãos. A Fiesp é uma parceira importantíssima para chegar a esses resultados”, avaliou o ministro.

Dessa forma, serão disponibilizados, no site do Ministério da Cidadania, cursos gratuitos que abordam competências importantes para o mercado de trabalho.

continua depois da publicidade

Os cursos oferecidos no Plano Progredir estão atualizados com as demandas, favorecendo tanto a inserção de jovens do CadÚnico no mercado de trabalho, quanto o empreendedorismo.

Novos cursos do Portal Capacitação Cidadania

Um dos novos cursos disponibilizados pelo Portal Capacitação Cidadania é o curso “Cadastro Único: conhecer para incluir”, o público-alvo são técnicos e gestores locais de programas sociais, e seu objetivo é a capacitação desses servidores para a utilização do Cad-Único.

Essa especialização é o resultado de esforços da Secretaria Nacional do Cadastro Único (SECAD) junto com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

continua depois da publicidade

Para conseguir acesso aos cursos do Portal Capacitação Cidadania, é necessário que os interessados façam um cadastro completo na plataforma, como é explicado nos passos a seguir:

  • Acesse o site da plataforma de cursos EAD;
  • Caso seja a primeira vez que você entra no Portal, selecione no canto esquerdo a opção “Novo usuário” e faça seu cadastro com todos os dados solicitados;
  • Em seguida realize o seu acesso digitando o seu CPF e senha;
  • O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) vai aparecer para você e nele estão os cursos disponíveis pela plataforma, selecione o que você se interessar clicando sobre o Banner do Curso na área “Destaques” ou na categoria “Assistência Social”. Nesta área clique sobre “Cursos” e depois sobre o nome do curso que deseja fazer inscrição.