Governo pode criar Carteira Digital com todos os documentos do cidadão

O Ministério da Economia está trabalhando na criação de uma Carteira Digital que servirá como uma carteira de identificação digital única. Nela, todos os documentos dos brasileiros ficarão reunidos. continua depois da publicidade A iniciativa faz parte do processo de digitalização de diversos serviços do Governo Federal como o CadÚnico online, a Carteira de Trabalho […]

O Ministério da Economia está trabalhando na criação de uma Carteira Digital que servirá como uma carteira de identificação digital única. Nela, todos os documentos dos brasileiros ficarão reunidos.

continua depois da publicidade

A iniciativa faz parte do processo de digitalização de diversos serviços do Governo Federal como o CadÚnico online, a Carteira de Trabalho Digital e o Caixa Tem – banco digital da Caixa Econômica Federal por onde o Governo disponibiliza seus benefícios sociais.

Carteira Digital

Na Carteira Digital, o cidadão poderá acessar suas informações trabalhistas, pessoais, sociais e relacionadas ao trânsito. O projeto ainda está em sua fase inicial de formulação pelos técnicos do Ministério da Economia.

continua depois da publicidade

O Governo Federal quer que o cidadão tenha acesso através do CPF e do uso da biometria a todos seus documentos. Assim, as informações registradas vão gerar uma plataforma de busca para que o próprio Governo consiga ter controle das informações.

É claro que essa inclusão provavelmente será feita apenas através da autorização dos cidadãos que usarem o serviço. Mas, o Ministério da Economia já planeja uma campanha para incentivar a adoção da Carteira Digital.

Não existe uma data de previsão de lançamento do serviço, que por enquanto está na sua fase de formulação. Os aplicativos que mais têm usuários do tipo são o da carteira de motorista digital, o e-título, a carteira de trabalho digital e o Meu INSS.

continua depois da publicidade

Espera-se que a Carteira Digital seja implementada nos próximos dois anos, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será responsável pela criação do título digital dentro do aplicativo.

“A implementação deste projeto esbarra em questões como limitações orçamentárias. Na atual conjuntura, não é possível manter a iniciativa sem impactar o teto de gastos. Informamos que o TSE trabalha junto ao governo federal para viabilizar o lançamento do DNI o quanto antes, mas ainda sem previsão de prazo”, informou o TSE.

Caixa Tem

O Caixa Tem é um exemplo de sucesso de aplicativo criado pelo Governo Federal para facilitar a vida da população. Ele foi construído para gerir as Contas Poupanças Sociais Digitais da Caixa Econômica Federal, usadas nos pagamentos dos benefícios emergenciais – como o auxílio emergencial, o FGTS emergencial e o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

continua depois da publicidade

Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros possuem conta no Caixa Tem. O aplicativo está disponível na Play Store, para celulares do sistema Android, e na Apple Store, para celulares do sistema iOS. Confira mais informações no site da Caixa, pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 0800 726 0104 ou 3004-1104 em capitais e regiões metropolitanas.