Tudo Bahia
Portal de Notícias

Pelé 80 anos: Rei do futebol comemora aniversário!

Pelé 80 anos: entre as conquistas dentro de campo, estão três títulos mundiais e mais de mil gols. Aniversário também é celebrado fora de campo.

O Rei Pelé completa hoje (23/10) 80 anos de idade. Durante esse período, o ex-jogador viveu de tudo dentro e fora das quatro linhas. Os 80 anos de Pelé podem ser lembrados pelos três títulos mundiais e mais de mil gols no futebol, mas também pelas novelas, músicas e filmes que gravou. Sua carreira é recheada de boas histórias.

Pelé afirmou aos fãs a alegria em estar feliz e saudável ao completar a marca com lucidez. “Pelos 80 anos, em primeiro lugar, tenho que agradecer a Deus pela saúde de chegar até aqui com essa idade e lúcido. Muitas vezes não muito inteligente, mas lúcido”, disse Pelé, rindo, em vídeo enviado à imprensa.

Pelé é, até hoje, festejado como o Rei do Futebol. O apelido ele recebeu do dramaturgo Nelson Rodrigues, quando tinha apenas 17 anos.

Este ano também foi comemorado o aniversário dos 50 anos do terceiro título de Pelé na Copa do Mundo, conquistado no México em 1970. O time foi considerado, por muitos especialistas, como o maior time de futebol de todos os tempos.

Pelé está passando a maior parte do tempo em casa, para se proteger da pandemia do novo coronavírus, mas gravou uma mensagem antes de seu aniversário. “Em todos os lugares do mundo em que chego sou bem recebido, as portas sempre estão abertas no mundo todo. Espero que, quando chegar ao céu, Deus me receba da mesma maneira que todos me recebem hoje graças ao nosso querido futebol”, afirmou o ex-jogador.

Pelé 80 anos: conheça o Rei do Futebol!

Edson Arantes do Nascimento, ou Pelé, nasceu na cidade de Três Corações, no interior de Minas Gerais. Apesar disso, se mudou ainda criança para a cidade de Bauru, em São Paulo, em razão de oportunidade de emprego para o pai. E foi lá que o ex-jogador foi descoberto para o esporte.

Pelé começou a jogar no Santos Futebol Clube aos quinze anos. Na Seleção Brasileira, começou aos 16. Durante sua carreira na seleção, ele ganhou três Copas do Mundo da FIFA: em 1958, 1962 e 1970, sendo o único jogador no mundo a atingir a marca.

No ano de 1999 ele foi eleito o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Além disso, Pelé é o maior goleador da história do futebol, tendo marcado durante sua carreira 650 gols em 694 partidas da liga, e 1281 gols em 1363 jogos, incluindo amistosos não oficiais. Ele se tornou recordista mundial do Guinness.

Fora dos campos Pelé também teve oportunidade de atuar em prol do esporte. O ex-atleta se aposentou em 1977 e se tornou embaixador mundial do futebol, fazendo muitos trabalhos de atuação e comerciais. Além disso, em 1995 se tornou ministro do esporte, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

LEIA TAMBÉM

Melhor do mundo da FIFA anuncia finalistas; Neymar entre eles

Nesta quarta-feira (25/11), a FIFA divulgou os jogadores que irão concorrer ao prêmio de melhor do mundo, chamado oficialmente de FIFA The Best 2020. Entre os nomes estão o de Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. Além…

Gol de Arrascaeta concorre ao Prêmio Puskás 2020

Uma tradição dentro dos melhores do ano da Fifa é o Prêmio Puskás que esse ano tem o gol do uruguaio Arrasceta pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2019. O belo gol foi feito numa partida importante contra o Ceará e…

Jogo entre Internacional e Boca Juniors foi adiado pela Conmebol

A Conmebol adiou o jogo entre Internacional e Boca Juniors que aconteceria hoje, quarta-feira (25), por conta da morte do ídolo do futebol, Maradona. A Confederação Sul-Americana de Futebol fez isso a pedido do time…

Diego Maradona morre aos 60 anos em Buenos Aires 

O mundo do futebol está mais triste nesta quarta-feira (25/11). Morreu o ex-jogador e ídolo argentino, Diego Armando Maradona. Aos 60 anos de idade, em Tigre, região metropolitana de Buenos Aires, Maradona sofreu uma…

Libertadores: Flamengo x Racing onde assistir na TV

Liderando o Grupo A da Libertadores, o Flamengo enfrentará nesta terça-feira (24) o Racing da Argentina pelas oitavas de final. O Racing é o segundo colocado no Grupo F e amarga 4 derrotas em 4 jogos pelo campeonato…

Sul Americana: Bahia x Unión Santa Fé onde assistir na TV

Nesta terça-feira (24) o Esporte Clube Bahia enfrentará o time argentino Unión Santa Fé em um jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-americana. O time baiano deu uma pausa no brasileirão após sua derrota por 4 x 0…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais