Diego Maradona morre aos 60 anos em Buenos Aires 

O mundo do futebol está mais triste nesta quarta-feira (25/11). Morreu o ex-jogador e ídolo argentino, Diego Armando Maradona. Aos 60 anos de idade, em Tigre, região metropolitana de Buenos Aires, Maradona sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. A primeira informação foi do jornal Clarín. continua depois da publicidade Recentemente, o ex-jogador havia preocupado seus familiares, amigos e fãs por […]

O mundo do futebol está mais triste nesta quarta-feira (25/11). Morreu o ex-jogador e ídolo argentino, Diego Armando Maradona. Aos 60 anos de idade, em Tigre, região metropolitana de Buenos Aires, Maradona sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. A primeira informação foi do jornal Clarín.

continua depois da publicidade

Recentemente, o ex-jogador havia preocupado seus familiares, amigos e fãs por causa de uma cirurgia que teve de fazer na cabeça por causa de uma hemorragia. Segundo a equipe médica, o procedimento foi um sucesso. No entanto, dias depois, ainda debilitado, Maradona acabou passando mal e faleceu.

Diego Maradona nasceu em Lanús, na Argentina, em 30 de outubro de 1960. Era um meia que também jogava no ataque. Mesmo sendo baixo, com 1,65m, era muito rápido e tinha uma grande habilidade em sua perna esquerda. Por conta de suas façanhas em campo era chamado de “Díos” ou “D10s” (Deus, em português) pelos argentinos.

continua depois da publicidade

Polêmicas e problemas de saúde

Ao longo de sua carreira, Maradona se envolveu em várias polêmicas. Já chegou a dizer que o falecido ditador de Cuba, Fidel Castro, era seu ídolo. Também já falou para o Vaticano doar todo o seu ouro para ajudar as pessoas.  

Desde que se aposentou dos gramados, Maradona também foi notícia por diversos problemas de saúde decorrentes de seus hábitos de vida. O ex-atleta se envolveu com drogas e já teve dificuldades em lidar com o álcool. Portanto, manchetes sobre a saúde Diego eram constantes. 

Maior ídolo do futebol argentino

Diego Maradona é o maior ídolo do futebol argentino. Com a camisa da Seleção Argentina, Diego conquistou a Copa do Mundo de 1986, sendo o melhor jogador do torneio. Foi naquela Copa que ele se eternizou em dois lances geniais contra a Inglaterra. O ex-jogador fez um gol de mão, apelidado depois de a “Mão de Deus” e também marcou um golaço ao driblar metade do time inglês desde o meio do campo.

continua depois da publicidade

O meia ainda disputou os mundiais de 1982, 1990 e 1994. Em 1990, inclusive, levou sua seleção para a final, mas ele e seus companheiros perderam para a Alemanha. Sua despedida da seleção foi polêmica e ocorreu na Copa de 94 após ter sido pego no exame antidoping.

Carreira nos clubes

Maradona surgiu para o futebol no Argentino Juniors. De lá foi para o maio clube da Argentina, o Boca Juniors, seu time do coração. A cada jogo se destacava mais e logo se tornou um ídolo do clube e até de quem torcia por times rivais. 

Em seguida, Diego foi contratado pelo Barcelona e depois foi para o Napoli, onde também teve uma grande identificação com a torcida. Antes de se aposentar pelo Boca, na Bombonera, em 1998, Maradona teve passagens pelo Sevilla e pelo Newell’s Old Boys. 

continua depois da publicidade

Números de Diego Maradona

  • 679 jogos;
  • 346 gols oficiais;
  • Copa do Mundo de 1986 (Argentina);
  • Vice da Copa do Mundo de 1990 (Argentina);
  • Campeonato Argentino: Metropolitano 1981 (Boca Juniors);
  • Copa do Rei de 1983 (Barcelona);
  • Copa da Liga Espanhola de 1983 (Barcelona);
  • Supercopa da Espanha de 1983 (Barcelona);
  • Copa da UEFA de 1989 (Napoli);
  • Campeonatos Italianos de 1987 e 1990 (Napoli);
  • Copa da Itália de 1987 (Napoli);
  • Supercopa da Itália de 1990 (Napoli).