SpaceX lança 1ª missão espacial somente com civis a bordo

Agendado para esta quarta-feira (15/09), às 20h (21h no Brasil), a nave irá chegar na órbita da Terra e dará uma volta no planeta a cada 90 minutos.

Muito dinheiro, paixão pelo desconhecido e espírito de aventura são os ingredientes para pessoas “comuns” buscarem viagens espaciais na órbita da Terra. Fazendo lembrar do período das grandes navegações quando o mar era o infinito desconhecido, a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, oferece uma viagem ao desconhecido pela primeira vez com quatro pessoas que não são astronautas.

continua depois da publicidade

A jogada de investimento da SpaceX é provocar o turismo espacial com clientes seletos, haja vista que não é qualquer pessoa que tenha condições de pagar uma viagem pela órbita da Terra. Recentemente, outro bilionário, Jeff Bezos, realizou um tour em uma nave de sua empresa Blue Origin, mas não é nem de longe a proporção da investida da SpaceX.

Agendado para ocorrer nesta quarta-feira (15/09), às 20h (21h no Brasil), a nave irá chegar na órbita da Terra e dará uma volta no planeta a cada 90 minutos, com velocidade aproximada de 27.358 km/h. Ou seja, 22 vezes a mais que a velocidade do som.

continua depois da publicidade

Estima-se, portanto, a altura de  575 quilômetros. Isso quer dizer que os visitantes do espaço estarão acima da Estação Espacial Internacional – ISS e até mesmo do Telescópio Espacial Hubble – HST lançado pela NASA em 1990. O protagonista que pagou pela viagem espacial foi o bilionário Jared Isaacman de apenas 38 anos, que é co-fundador e CEO da gigante Shift4 Payments.

A empresa foi criada pelo jovem quando tinha apenas 16 anos de idade. O magnata viajará ao lado de três convidados, escolhidos criteriosamente para identificar os anseios representados na viagem. Comprometido com causas humanitárias, ele pretende doar US$ 100 milhões para o St. Jude Children’s Research Hospital, que está localizado em Memphis nos EUA.

O hospital é especializado em tratamento de câncer para crianças. Inclusive, uma das passageiras desta aventura é a médica voluntária Hayley Arceneaux, de 29 anos, que venceu um câncer ósseo na infância e usa uma prótese. A passageira representa o que Jared chamada de representante da “esperança”.

continua depois da publicidade

A segunda vaga na tripulação é para Chris Sembroski (42 anos) e é chamado de representante da “generosidade”. Ele é ex-veterano a Força Aérea dos EUA e atua na indústria de aviação. A último tripulante, chamada de “prosperidade”, é a professora de ciências Sian Proctor, que tem 51 anos e que tentou ser uma das astronautas da Nasa, mas não obteve sucesso.

Assim, o planeta manda para o espaço quatro tripulantes que têm como missão ficar três dias dando voltas no globo. O lançamento irá ocorrer na Kennedy Space Center da Nasa, mesmo local em que a missão Apollo 11 foi lançada em 20 de julho de 1969, no estado da Flórida.

Diferença entre a viagem de Jeff Bezos e da SpaceX de Elon Musk

A primeira grande diferença encontra-se no fato de a viagem do Jeff Bezos ter sido suborbital, ou seja, não chegou a alcançar a órbita da Terra. Igualmente, o período que a cápsula ficou no ar foi de apenas 10 minutos. No caso da Space X e sua viagem prevista para esta quarta-feira, o processo é mais complexo.

continua depois da publicidade

Ela chegará na órbita e irá contornar por três dias o planeta. Será a primeira vez que uma tripulação formada por pessoas que não são astronautas profissionais fará a viagem. Porém, não se iluda muito com o amadorismo, pois Jared Isaacman é um astronauta por formação própria e todos passaram por intensos treinamentos desde que a viagem foi anunciada.