Provas do Enem: Inep anuncia mudança no cronograma para novos inscritos

Esse novo calendário diz respeito aos inscritos que tiveram direito à isenção no exame anterior, mas que não compareceram devido ao contexto de pandemia.

Nesta segunda-feira (13/09), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, alterou o cronograma das provas do Enem 2021 para os novos participantes. Agora, as questões serão aplicadas nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022. As informações foram antecipadas pelo jornal O Globo.

continua depois da publicidade

Esse calendário diz respeito aos inscritos que tiveram direito à isenção no exame anterior, mas que não compareceram devido ao contexto de pandemia e isolamento social. O período de inscrições também foi reaberto para esse público, seguindo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade.

As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante até o dia 26 de setembro, às 23h59. O novo edital com a extensão do prazo das inscrições será publicado na edição do Diário Oficial da União de terça-feira. A determinação do STF também irá garantir a gratuidade da inscrição, junto com os alunos que não puderam participar da última edição da prova do Enem.

continua depois da publicidade

Segundo informações das redes sociais do Inep, “para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a realização do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL)”.

O Instituto reiterou que a aplicação das próximas provas do Enem tem como objetivo assegurar o direito dos estudantes de usar as notas do exame para conseguir acesso à educação superior. Isso especialmente por meio do Sisu, ProUni, Fies e programas do MEC.

O cronograma seguirá o mesmo para os alunos que já estavam com inscrição confirmada anteriormente, com data de prova nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

continua depois da publicidade