Sabe como aumentar score no Serasa? Entenda aqui

De modo bem simples, o score funciona por meio da avaliação dos hábitos do consumidor com o mercado de crédito. Saiba como aumentá-lo.

Na maior parte das vezes, o nome “Serasa” nos leva a pensar sobre “nome negativado”, “CPF sujo” e negociação de dívidas. Mas, agora, vamos tratar de algo que o Serasa também influencia: “reputação para conseguir crédito”. Hoje, isso é feito por meio do aumento do score.

continua depois da publicidade

Mas como o Serasa contribui para a melhora da reputação de crédito? A empresa privada atua com análise e informação para decisões de crédito, com um banco de dados que avalia os hábitos do consumidor, com:

  • Informação sobre dívidas vencidas;
  • Informação sobre dívidas que não foram quitadas;
  • Levantamento sobre repasse de cheques sem fundo;
  • Protesto de títulos.

E as empresas e bancos que oferecem crédito tem acesso a esses dados. Por isso, manter o nome limpo é algo muito importante. Mas calma, caso já tenha passado um aperto, ainda é possível conquistar uma boa reputação para crédito por meio do aumento de score.

continua depois da publicidade

O que é score do Serasa?

De modo bem simples, o score funciona por meio da avaliação dos hábitos do consumidor com o mercado de crédito, que usa uma escala de pontuação que vai de 0 a 1.000. Veja os critérios:

  • Pagamentos de contas em dia;
  • Histórico de dívidas negativadas;
  • Relacionamento financeiro com empresas;
  • Dados cadastrais atualizados.

Então, quanto mais ações positivas, como quitação de dívidas contraídas e fidelidades aos compromissos no mercado, mais fácil é de aumentar o score. Em outras palavras, o score indica se a pessoa é uma boa pagadora.

E esse é o ponto mais importante para as empresas e bancos. Porque eles esperam que o cliente seja capaz de arcar com o valor do crédito que ele recebe. Então, o score é uma recomendação do nome da pessoa que solicita esse crédito.

continua depois da publicidade

Mas então, como aumentar o score do Serasa?

Primeiramente, não se preocupe se em algum momento você deixou alguma dívida pendente. O que importa são as ações recentes que comprovam a mudança de comportamento do pagador. Então, se nos últimos tempos tudo está em dia, você pode contar com o aumento do score.

Supondo que, em algum momento, no passado, você tivesse contas atrasadas. Entretanto, recentemente, tem sido fiel no pagamento dos cartões e demais créditos. Esse hábito é contado de forma positiva, que contribui para o aumento do score.

Então, basta checar todas as pendencias e passar a regularizar e manter os pagamentos em dia. Para acompanhar esse progresso, acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa.

continua depois da publicidade