Imagens de robô confirmam lago em Marte; entenda

O lago que existia há bilhões de anos sofreu mudanças e, devido às condições atmosféricas da época, proporcionou o fluxo da água no solo do planeta.

A atuação do robô Perseverance no planeta vermelho, Marte, já oferece os primeiros resultados. Após anunciar coleta no solo marciano, a Nasa informou que, através de imagens captadas em alta qualidade, é possível confirmar a existência de um antigo lago no planeta.

continua depois da publicidade

As imagens foram publicadas, junto com os estudos, no dia 07 de outubro pela revista Science. O robô fez uma exploração na Cratera Jezero, onde identificou que, além do lago existente há bilhões de anos, ela ainda era alimentada por um rio. O foco dos estudos é identificar a possibilidade de vida no planeta.

Os cientistas da Nasa e demais envolvidos na missão ficaram entusiasmados com as informações que conseguiram obter a partir das imagens. O lago que existia há bilhões de anos sofreu mudanças e, devido às condições atmosféricas da época, proporcionou o fluxo da água no solo do planeta.

continua depois da publicidade

A equipe quer confirmar se já existiu vida, mesmo que microscópica, no planeta vermelho. O que as imagens revelaram é que existem lugares com forte potencial para a presença de vida no passado. Os materiais rochosos captados em Marte serão enviados à Terra e, a partir de então, poderão ser estudados em detalhes pela equipe de cientistas envolvidos na missão.

A equipe revelou, neste primeiro estudo publicado, que buscará a exploração de outro delta (corpo rochoso formado por sedimentos do antigo rio existente) para detalhar ainda mais as possibilidades de vida. O delta é formado pelo que os cientistas denominam de escarpas.

São sedimentos trazidos e formados pelo rio e que se desenvolveram na foz. Na “Escarpa A”, fotografada pela Perseverance, é possível notar uma vasta quantidade de material sedimentar que pode conservar algum material orgânico. É a partir dessa possibilidade que os cientistas buscam mais informações.

continua depois da publicidade