Primeira moto voadora deve chegar ao mercado em 2023; entenda

A moto voadora da Jetpack Aviation possui um sensor de detecção de obstáculos que impede colisões. Saiba mais detalhes.

Aparentemente, carros e motos voadoras já estão chegando ao mercado. Nessa “corrida”, quem está vencendo são as motos, pois já existe previsão para a venda das primeiras unidades: 2023. A Jetpack Aviation já anunciou para daqui dois anos o lançamento de sua moto voadora, denominada Speeder.

continua depois da publicidade

A moto decola e pousa no sentido vertical (VTOL) e utiliza turbinas de combustão com sistema de estabilização para que possa se equilibrar no ar sem o risco de queda. O combustível utilizado poderá ser querosene de aviação ou diesel. A moto voadora poderá alcançar uma altura equivalente a 4.570 metros e até 240km/h.

O problema é que a novidade custará algo em torno de R$ 2 milhões, mas será um luxo para quem tem condições de adquirir. A fabricante explicou que, nos EUA, não haverá necessidade de licença ou habilitação de pilotagem na Speeder UVS. Todos que adquirirem a moto voadora receberão treinamento especial para conseguirem conduzi-la.

continua depois da publicidade

Já a outra versão no modelo EVS, que pode chegar a 240 km/h, é um veículo experimental. A moto terá quatro motores de propulsão turbojato, que serão instalados com ângulo variável para permitir que ocorra um equilíbrio na direção e altitude da moto.

Outra curiosidade é que a moto voadora é controlada pelo corpo do tripulante. Ao projetar o corpo para frente, a moto voadora acelera e, para frear, basta projetar o corpo para trás. A moto voadora da Jetpack Aviation possui um sensor de detecção de obstáculos que impede colisões.

Mas nem tudo é perfeito na Speeder, pois os motores precisam estar abastecidos com o máximo de combustível e, mesmo cheios, a autonomia não passa de 20 minutos. Numa viagem mais longa, é preciso garantir várias paradas para abastecimento.

continua depois da publicidade