Eclipse lunar mais longo do século ocorre neste mês de novembro

É importante lembrar que as condições climáticas também serão um problema para que algumas pessoas possam observar no país.

No próximo dia 19 de novembro, um eclipse lunar fará história por ser o mais longo dos próximos 100 anos. De acordo com informações da Agência espacial norte-americana (Nasa), o eclipse terá uma duração de 3 horas, 28 minutos e 23 segundos. Vale ressaltar que, contados de 2001 até 2100, não haverá outro eclipse lunar tão longo quanto esse.

continua depois da publicidade

A Terra ficará no meio entre o Sol e Lua logo nas primeiras horas do dia, com uma previsão de alcançar a maior cobertura por volta das 6h no horário de Brasília. Conforme os astrônomos, o eclipse alcançará uma cobertura de cerca de 97% da Lua, que estará cheia no dia 19.

Uma das mais belas vistas de fenômenos celestes para se contemplar a olho nu nos próximos 100 anos. Nos países da América do Norte, a visão será ainda melhor e mais nítida, mas do Brasil também será possível observar. Já para quem está no Oriente Médio e na África, o evento não será possível ser observado.

continua depois da publicidade

O eclipse possibilitará aos brasileiros, por exemplo, observar o fenômeno por longas duas horas. Logo em seguida, a Lua estará abaixo da linha do horizonte. A proporção do eclipse visto do Brasil será inferior aos 97%  que serão possíveis de serem vistos em outros países.

É importante lembrar que as condições climáticas também serão um problema para que algumas pessoas possam observar no país. Na região do Nordeste, por exemplo, muitos estados estarão cobertos por nuvens devido à previsão do tempo.

Um detalhe interessante é que a Lua poderá apresentar cor avermelhada, que geralmente é chamada de “Lua de Sangue”. Isso porque dependerá da situação de poluição, detritos na atmosfera terrestre. Também podem ocorrer que uma emissão de oxigênio e nitrogênio na atmosfera terrestre possam provocar uma mudança na cor da Lua no momento do eclipse.

continua depois da publicidade