Amassando pãozinho: por que gatos têm o costume de “afofar”? Entenda

Isso, na verdade, significa que ele está completamente relaxado e contente. A atitude demonstra um estado de serenidade do seu gatinho. 

O comportamento dos gatos é totalmente diferente de outros animais domésticos, sobretudo porque existem algumas peculiaridades. Qualquer coisa que lhe desperte a atenção já é motivo para uma brincadeira. Mas um dos hábitos interessantes é afofar um lugar quando está deitado.

continua depois da publicidade

Muita gente chama esse comportamento de “amassar pão”. Isso porque eles colocam as unhas para fora dobrando as patas como se estivesse trabalhando numa massa. Vários pesquisadores tentam chegar a um consenso sobre o porquê o gato gosta de afofar e fazer esse gesto que parece amassar pão.

Isso, na verdade, significa que ele está completamente relaxado e contente. A atitude demonstra um estado de serenidade do seu gatinho.

continua depois da publicidade

Explicações científicas

Existem alguns estudos em que especialistas apontam pelo menos três situações que podem estar relacionadas ao afofar dos gatos. A primeira explicação é que eles podem fazer o gesto por nutrirem recordações de quando eram ainda filhotes. Os felinos podem se lembrar da mãe e de quando eram pequenos aos cuidados dela.

Também pode ser para o estímulo das glândulas territorialistas. Assim, ao afofar, eles liberam glândulas que marcam seu território. Por último, o afofar do gato pode estar ligado ao seu instinto quando ainda eram “selvagens”. Esse “amassar o pãozinho” sugere algo que os gatos primitivos faziam, que era uma cama de folhas e galhos, utilizando esse gesto para arrumar.