Cromoterapia: o que é e como funciona a terapia das cores

Cada cor provoca uma sensação. Entenda como terapeutas costumam usar as cores para tratamentos.

Cada cor transmite uma sensação. O branco pode simbolizar a paz, o vermelho a violência, o azul a calma e por aí vai. As cores têm o potencial de influenciar diretamente em nossas emoções. Por isso, alguns ramos da medicina utilizam delas para tratar pacientes.

continua depois da publicidade

Esta é chamada cromoterapia, um procedimento complementar que utiliza das ondas emitidas pelas cores para ajudar no tratamento de diversas pessoas.

Embora não seja uma terapia aprovada pelo Conselho Federal de Medicina, pois não existem comprovações científicas de sua eficácia, o método é aprovado e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E ainda, o tratamento faz parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

continua depois da publicidade

Apesar de regularizada, a cromoterapia não substitui o tratamento médico com remédios alopáticos, sem prescrição médica. Entretanto, as ondas emitidas pelas diferentes cores podem ajudar a estabelecer o equilíbrio físico e mental, além de recuperar alguma energia bloqueada.

A cromoterapia propõe que as cores atuem nas células do corpo, assim, é possível:

  • Gerar sensação de bem-estar;
  • Aliviar sintomas de pressão alta ou depressão;
  • Diminuir o cansaço físico;
  • Diminuir os transtornos do sono;
  • Auxiliar no tratamento de dores de cabeça;
  • Estimular o Sistema Nervoso Central.
  • Melhorar o funcionamento do coração e, consequentemente, beneficiar a circulação sanguínea.

Cada cor apresenta uma função diferente e pode ser aplicada com diversos instrumentos, como: roupas, lâmpadas coloridas, alimentos, água solarizada e janelas coloridas. A luz pode ser emitida diretamente na pele do paciente ou pelo contato indireto em uma sala fechada com luz dentro, por exemplo.

continua depois da publicidade

Ainda que os defensores da cromoterapia apontem inúmeros benefícios para a saúde, o método pode gerar efeitos indesejáveis caso as cores não sejam utilizadas de forma adequada. Por isso, é importante realizar o tratamento com profissionais capacitados neste tipo de prática.

Cada pessoa e terapeuta utiliza uma forma específica de tratamento. Se você tem interesse na cromoterapia, procure um profissional para avaliar suas necessidades.