Chá de gengibre ajuda a amenizar sintomas da gripe; veja como preparar

É até complicado explicar, mas simplesmente água com uma raiz pode trazer uma sensação deliciosa de aconchego quando olhamos a fumacinha saindo da xícara.

O gengibre é considerado por muitas pessoas uma planta medicinal capaz de aliviar alguns sintomas de gripes ou resfriados, diminuindo dores na garganta e no corpo. Ele pode ser consumido tanto in natura quanto em pó.

continua depois da publicidade

Caso você pretenda fazer uso da apresentação em pó, é importante estar consciente de que é uma versão mais potente, portanto aja com cuidado e, de preferência, sob a orientação de uma nutricionista ou médica.

Mas se a intenção é só um alívio, sempre aliado ao tratamento adequado, o chá pode ser uma ótima opção para conseguir extrair todos os benefícios dessa raiz, além de sentir o aconchego que uma bebida quente traz.

continua depois da publicidade

Por isso, separamos para você uma receita simples, mas muito saborosa de chá de gengibre:

Chá de gengibre

Ingredientes:

  • 1 ½ xícara (chá) de água;
  • 1 pedaço de gengibre com cerca de 5 centímetros;
  • Mel ou açúcar a gosto.

Como fazer:

continua depois da publicidade
  1. Higienize as raízes, lavando-as bem, com uma escovinha, em baixo de água corrente.
  2. Em seguida, seque o gengibre e pique em fatias finas.
  3. Leve a água, junto com as fatias, ao fogo médio.
  4. Assim que ferver, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 5 minutos.
  5. Depois de desligar, deixe descansar por 2 minutos.
  6. Peneire e adoce a gosto.

Caso não possa consumir glicose, é possível usar o adoçante de sua preferência, ou ainda tomar sem nada mesmo, já que o sabor não é muito agressivo ao paladar.

Só não exagere na quantidade diária de ingestão do chá, pois o gengibre em excesso pode causar alguns problemas digestivos, como gastrite, diarreia, enjoo, e até vômitos.

Além disso, caso queira ter um uso ainda mais eficiente desse tubérculo, procure uma nutricionista para receber orientações profissionais.

continua depois da publicidade