Por que, às vezes, cachorros têm mania de lamber as patas?

É fundamental ficar atento se o cão lambe as patas excessivamente, porque se sim, pode ser um sinal de algo mais grave.

Você com certeza já presenciou a cena de um cachorro lambendo as patas. Mas você sabe qual o motivo de esses animais terem essa mania? Alguns tutores podem achar que seja um comportamento natural. No entanto, quando o cão lambe as patas de forma excessiva, sem parar, isso pode indicar algo mais grave, como um problema de saúde.

continua depois da publicidade

Entre as causas há as alergias, dor, tédio, estresse, entre os outras. Entender o motivo da lambida das patas em excesso é importante para o bem-estar do cachorro. Caso não seja tratada, ela pode causar ferimentos, inflamações e até infecções. Por isso, é essencial que o tutor fique atento aos sinais e marque uma consulta com veterinário.

Abaixo, confira alguns dos motivos pelos quais os cachorros têm a mania de lamber as patas

continua depois da publicidade

Ansiedade

A ansiedade nos cães costuma se manifestar principalmente quando o animal passa muito tempo sozinho e não tem estímulos físicos ou mentais ao longo do dia, o que resulta em reações exageradas para chamar a atenção de seu tutor.

Quando ansioso, o animal pode, além de lamber as patas, chorar, uivar, demonstrar irritação, latir e destruir móveis.

Estresse

O estresse pode ser provocado por diferentes motivos, como mudanças de casa, barulhos muito altos ou a chegada de um novo membro na família. O estresse, por sua vez, pode fazer com que o cachorro lamba suas patas até causar ferida ou até mordê-la com frequência.

continua depois da publicidade

Alergia

Diversos tipos de alergias e até mesmo de dermatites podem causar coceira nas patas do cachorro. Como exemplo, tem-se a dermatite atópica canina, um transtorno muito comum nos cães e acontece após o contato do animal com ácaros, poeira ou produtos de limpeza.

É uma doença de caráter hereditário e que precisa de tratamento por toda a vida do cachorro.

Dor

Quando o cachorro lambe as patas sem parar, o motivo pode estar relacionado à dor. Por isso, é importante prestar atenção nos sinais corporais do animal.

continua depois da publicidade

Se você notou que seu cachorro está lambendo as patas excessivamente, é fundamental levá-lo a um médico veterinário para saber o motivo pelo qual isso está ocorrendo.