5 coisas que você nunca pode fazer em sua air fryer

Confira alguns cuidados para prolongar a vida útil de sua fritadeira elétrica.

A air fryer é uma mão na roda. Uma das suas principais vantagens é a praticidade, quesito indispensável na correria cotidiana. Além disso, seu grande diferencial é fritar sem utilizar óleo. Dessa forma, o aparelho se popularizou e aparece na casa de milhares de brasileiros.

continua depois da publicidade

Trouxemos, em nossa matéria, 5 coisas que não são recomendadas a serem feitas na air fryer.

1. Molhos e queijos

Fazer uma pizza, ou alguma receita com bastante molho e queijo não é indicado para a fritadeira elétrica, se você não tiver uma vasilha própria para tal. Isso porque, devido à velocidade que o ar circula no aparelho, molhos e queijos acabam escorrendo para fora do recipiente.

continua depois da publicidade

Mas, como apontado, uma vasilha própria, fechada, pode solucionar o problema.

2. Não ter cuidado com os armários

Usar a air fryer em pequenos espaços não é recomendado. A fritadeira costuma esquentar suas laterais, visto que dentro do recipiente o ar pode superar os 200 ºC. Sendo assim, o melhor é utilizar o aparelho em espaços abertos, para que ele possa captar o ar com facilidade e aquecer menos.

3. Não ir com calma

Evite cozinhar uma grande quantidade de alimentos de uma única vez. Encher a fritadeira fará com que as porções fritem de forma irregular, algumas partes podem passar do ponto e outras ficarem cru.

continua depois da publicidade

Por isso, coloque um pouco de cada vez e garanta que todas as superfícies entrem em contato com o ar quente.

4. Esquecer de pré-aquecer

Não coloque a sua receita na fritadeira sem antes aquecê-la. Assim como os fornos convencionais, a air fryer precisa estar preparada para receber os alimentos. É sempre bom ligar o aparelho e deixar de 3 a 5 minutos esquentando antes de adicionar a comida.

Depois disso é só inserir os ingredientes que ela fará o trabalho sem dificuldades.

continua depois da publicidade

5. Descongelar alimentos

Para serem preparados na air fryer, os alimentos não precisam ser descongelados. As comidas compradas congeladas vão demorar um pouco mais para ficarem prontas, porém não é necessário deixar fora da geladeira antes de colocar na fritadeira.

Com o controle da temperatura, é possível dar o ponto desejado a esses alimentos.