Saiba como fazer um delicioso caldo de frango na panela de pressão

Fazer seu próprio caldo de frango em casa pode ser uma alternativa aos caldos industrializados que trazem malefícios à saúde.

Para facilitar o nosso dia a dia, acabamos dando preferência ao uso de produtos industrializados no preparo de nossas refeições, como o uso aqueles tabletes de caldo carne ou frango, por exemplo.

continua depois da publicidade

Ocorre que quando consumidos com frequência, esses caldos industrializados acabam fazendo mal a nossa saúde, por conta do excesso de sódio em sua composição.

A solução para isso é cozinhar seu próprio caldo, seja de carne ou frango, em casa. Sabendo disso, hoje nós vamos te ensinar uma receita super simples e rápida de um caldo de frango para ser feito na panela de pressão. Fica uma delícia. Confira.

continua depois da publicidade

Receita de caldo de frango na panela de pressão

Ingredientes

  • 1 cebola;
  • 1 cenoura;
  • 1 salsão;
  • Temperos verdes a gosto;
  • Alho a gosto;
  • Louro a gosto;
  • Pimenta preta inteira a gosto;
  • 1 colher de chá de extrato de tomate;
  • 1 frango inteiro (de até 2 kg).

Modo de preparo

Primeiro, pique a cebola, a cenoura e o salsão. Refogue esses ingredientes já na panela de pressão até “sujar” o fundo dela. Em seguida, acrescente o alho inteiro, a pimenta, o louro, os temperos verdes e o extrato de tomate. Misture bem todos esses ingredientes e adicione o frango inteiro.

Depois, cubra o frango com água, tampe a panela e deixe cozinhar por, pelo menos, 20 minutos depois que a panela de pressão começar a chiar. Passado esse tempo, retire a pressão da panela.

Abra a panela e verifique se o frango está bem cozido, desmanchando. Em seguida, separe o frango do caldo, coe o caldo com uma peneira e leve à geladeira. Com o frango cozido, você pode desossá-lo, desfiá-lo e guardá-lo para ser usado no preparo de outras receitas, como tortas e massas.

continua depois da publicidade

Quando o caldo esfriar, vai formar uma camada de gordura na superfície. Retire então essa gordura e guarde-a para usar no lugar do óleo industrializado em preparos como arroz e outros refogados.
Pronto. Agora você já tem seu caldo de frango feito em casa que poderá ser utilizado no preparo de suas refeições.