Como saber se estão dizendo a verdade para mim? Veja 5 sinais

Você consegue identificar quando uma pessoa está mentindo?

Contar mentiras é algo extremamente comum quando falamos de comportamento humano. Há mentiras mais tranquilas, como quando dizemos que nos atrasamos porque o cachorro vomitou no sapato, mas também há mentiras mais graves, que causam repercussões negativas e complicam a vida das outras pessoas.

continua depois da publicidade

Se por algum motivo você acha que alguém está mentindo, comece a reparar na forma como essa pessoa se comporta e veja se ela apresenta os sinais que listamos a seguir:

Repare nas expressões faciais

Quando estiver conversando com a pessoa, repare se o rosto dela ficou mais vermelho. Isso costuma acontecer quando estamos tímidos, mas também é um sinal clássico de mentira. O rosto do mentiroso também dá outras pistas, como deixar as narinas mais abertas, morder os lábios ou piscar rápido demais.

continua depois da publicidade

Olhe os gestos das mãos

Reparar na forma como as mãos da pessoa estão é outra pista. Mãos fechadas indicam estresse ou mentira. Mãos que ficam mexendo na roupa geralmente são um sinal de ansiedade e desconforto. Mãos que se mexem o tempo todo entregam quem tem o costume frequente de mentir.

Repare no tom da voz

Quando alguém conta uma mentira, é normal que a voz oscile, como quando a pessoa fala com a voz mais grossa ou mais fina de repente. Além do tom, mudanças na velocidade da fala também podem indicar que você está conversando com o Pinóquio.

A pessoa faz pausas?

Sabe quando uma pessoa faz muitas pausas em meio à fala, mesmo quando o assunto está fluindo normalmente? Eis um sinal que tem relação com discurso mentiroso.

continua depois da publicidade

Veja se a pessoa parece estar com coceira

Quando estamos mentindo, nosso cérebro faz com que movimentemos as mãos de várias formas diferentes, por isso é comum que o mentiroso coce várias partes do corpo enquanto mente, como a cabeça, a boca e a orelha.

Da próxima vez que desconfiar que alguém está mentindo para você, converse com essa pessoa e veja se ela demonstra alguns dos sinais acima. Lembre-se de que eles são apenas indícios e não provas de que houve mentira, hein?