Por que gatos gostam tanto de brincar com caixas?

Há alguns motivos que explicam o porquê de os bichanos gostarem tanto desses objetos. Saiba quais são.

Se você tem gato em casa sabe que nada deixa o bichano mais feliz do que uma caixa. E de qualquer modelo, seja de sapato, de móveis, de supermercados. O que importa mesmo para felinos é ser uma caixa. Mas você já parou para pensar o motivo pelo qual os gatos gostam tanto de caixas? Hoje, vamos te dizer alguns desses motivos.

continua depois da publicidade

O principal deles é que as caixas servem como um refúgio para os gatos. Todos os animais possuem diferentes mecanismos de enfrentamento, e, no caso dos bichanos, quando se sentem estressados ou sobrecarregados, fogem para cantos reservados e escondidos. Essa mesma estratégia é adotada quando eles optam por ir a lugares altos.

Vale notar que existem diversos estudos que provam que, quando os gatos se escondem em caixas, há uma redução do estresse dos animais.

continua depois da publicidade

Outro motivo que levam os bichanos a gostarem tanto de caixas é a temperatura desses objetos, que é ideal para os animais. A temperatura do corpo dos gatos é, em média, 38,5º C, um pouco mais alta que a dos humanos. Isso significa que que eles preferem ambientes com temperaturas em torno de 33º C.

A evolução desses animais também explica o motivo de eles gostarem de caixas. Até evoluírem e serem domesticados, os gatos ficavam em lugares escondidos e seguros, para pegar a presa no bote e fugir de possíveis predadores.

Uma última razão é que os bichanos são curiosos. Quando compramos algo na internet, os gatos vão logo bisbilhotar a mercadoria para saberem o que está a sua frente. Esse comportamento curioso é da natureza desses animais.

continua depois da publicidade

Agora que já sabe os motivos pelos quais os gatos gostam tanto de brincar com caixas, que tal enriquecer o ambiente do bichano com caixa de papelão para ele brincar, se proteger do frio e para dormir?