Como seria a sua voz em Marte? NASA explica

Entenda porque, caso quisesse cantar no Planeta Vermelho, o resultado seria muito diferente do que aqui na Terra.

Com as diversas missões que foram a Marte nas últimas décadas, o Planeta Vermelho deixou de fazer parte apenas de livros de ficção científica e passou a ser uma personagem quase regular em diversos jornais e até mesmo nas redes sociais.

continua depois da publicidade

Cada vez mais nos impressionamos com a qualidade das fotografias, com os sons que são captados por lá e com os planos mirabolantes de alguns bilionários de transformar aquele distante vizinho em uma espécie de Terra II.

Muitas dessas informações e especulações têm por base as missões executadas pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), cujos resultados são, posteriormente, divulgados ao grande público.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, uma das mais novas “descobertas” foi a descrição de como a voz humana soaria em Marte.

Divulgação da pesquisa

Durante a 53ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, o cientista planetário Baptiste Chide, pesquisador no Laboratório Nacional de Los Alamos, divulgou um estudo sobre a velocidade do som em Marte.

Isso significa que eles explicaram, mais ou menos, como os sons poderiam ser ouvidos pelos seres humanos caso eles estivessem em solo marciano.

continua depois da publicidade

Mais que uma apresentação

Como o cientista sabia que sua pesquisa era complexa e poderia não ser compreendida por grande parte do público atual, ele trabalhou com sua equipe para desenvolver uma ferramenta que permitisse a qualquer pessoa saber como seria sua voz em Marte.

Como ouvir minha própria voz no modo marciano

É bem simples, basta acessar este site, clicar uma vez no símbolo do microfone, autorizar que a página acesse seu dispositivo de áudio. Em seguida clique e pressione o botão novamente, após os dez segundos de tempo limite, solte e aguarde o processamento do áudio.

Caso você tenha gostado do resultado, basta clicar na opção “Download” logo embaixo do player do site. Agora você poderá ter para sempre a recordação de como teria sido fazer um breve discurso no Planeta Vermelho.

continua depois da publicidade