5 coisas que você gostaria que tivessem te contado na adolescência

Será que sua vida teria sido diferente caso você tivesse algumas informações quando ainda era muito jovem?

Todas as fases da nossa vida guardam desafios únicos e que, naquele momento, são muito difíceis de serem vencidos. Isso vale para uma criança que precisa aprender a andar, até para um idoso que precisa se acostumar com as limitações que a idade traz.

continua depois da publicidade

Apesar de ser verdade, a adolescência parece ter um charme especial quando o assunto são as dificuldades que enfrentamos. As mudanças físicas, hormonais e sociais parecem acertar em cheio todas as pessoas que passam por essa etapa, não é mesmo?

Além disso, a adolescência é um momento no qual o ser humano costuma ter diversas certezas sobre a vida e que apenas serão relativizadas com o passar dos anos (e com muito sofrimento).

continua depois da publicidade

Como exemplo de fatos que pareciam muito difíceis de acreditar na adolescência — mas que são muito importantes para a vida adulta — separamos cinco coisas que você gostaria que alguém tivesse te contado quando você era mais jovem:

1. Todo mundo deveria cuidar de si em primeiro lugar

Não se trata de ser egoísta, muito pelo contrário, porque somente é possível ajudar outras pessoas quando se está bem consigo mesmo.

Por isso, teria sido importante impor mais limites e filtrar melhor as amizades.

continua depois da publicidade

2. Fracassar é inevitável

É impossível não errar nunca, então seria mais fácil aceitar os erros e aprender com eles, ao invés de ficar se culpando. Inclusive, errar pode ser a melhor maneira de evoluir em diversas áreas da vida pessoal e profissional.

3. A vida amorosa segue

Aquele amor não era o maior, nem foi o último. A vida humana é repleta de afetos e de possibilidades emocionais.

4. Você irá mudar

As opiniões que são desenvolvidas na adolescência parecem — nessa fase — serem imutáveis e perfeitas, quase uma representação da nossa personalidade.

continua depois da publicidade

Entretanto, elas mudarão muito e até mesmo mais vezes do que gostaríamos.

5. Seus pais lhe entendem

Podia não parecer, mas seus pais passaram por diversas situações semelhantes. O problema entre vocês provavelmente não era de compreensão, mas sim de comunicação.

A pergunta que fica é: caso você conseguisse mandar essa mensagem para o passado, sua versão adolescente iria acreditar? Ou iria manter a certeza de que estava mais certa do que tudo e todos, incluindo sua própria versão do futuro?

continua depois da publicidade