Cachorros não gostam destas 5 atitudes dos tutores; veja lista

Evitar algumas abordagens pode ser a chave para um bom relacionamento.

Quando uma família decide ter um animal de estimação o que ela espera é uma relação de cumplicidade, amor e afeto. Com certeza um cachorro é capaz de entregar tudo isso de bom grado e, além disso, estar ao seu lado para o que der e vier, mas é importante lembrar que seu cão também é um ser autônomo.

continua depois da publicidade

Justamente por ser uma vida única, com toda uma dinâmica interna e social, os cães não gostam de muitas atitudes que podem ser comuns nas suas famílias humanas.

Pensando em melhorar a relação para todos os envolvidos (sejam familiares de duas ou quatro patas), explicamos a seguir que os cachorros não gostam de 5 atitudes dos tutores:

continua depois da publicidade

1. Brigar ou castigar

Cachorros podem desenvolver respostas agressivas, ou excessivamente exageradas por medo se sofrerem constantes reprimendas.

A melhor coisa para quem pretende moldar o comportamento do seu pet é sempre parabenizar, fazer festa e dar petiscos quando o cão agir como o esperado.

Por outro lado, quando ele agir mal, apenas ignore, porque simplesmente ser ignorado já é uma punição para alguém que te ama tanto quanto seu cachorro.

continua depois da publicidade

2. Som alto

A audição canina é muito mais sensível do que a nossa. Por esse motivo, busque não colocar som alto quando o seu animal estiver no ambiente, assim você evita que ele se irrite ou que acabe tendo alguma lesão no aparelho auditivo.

3. Fazer tudo que ele quer

Caso você faça todas as vontades do seu cachorro, ele pode acreditar ser o líder da matilha. Isso também fará com que ele se sinta responsável pela proteção e pelos comportamentos de toda a família.

Se isso vier a acontecer, o cão pode ficar extremamente estressado e até agressivo, por isso faça sempre exercícios de obediência para que seu pet entenda quem é o líder e possa relaxar se sentindo seguro e amado. Recomendamos que você busque ajuda de um adestrador.

continua depois da publicidade

4. Cheiros fortes

O olfato é um dos sentidos mais aguçados nos canídeos. Por isso, evite produtos com cheiros fortes em casa e nunca use perfume no seu cachorro, pois o produto pode causar um sério incômodo para ele.

5. Encarar

Evite encarar nos olhos o seu cachorro por muito tempo, porque essa atitude pode ser vista como um desafio e acabar estressando o seu amigão.

No dia a dia fique sempre atento ao comportamento do seu animal de estimação. Caso perceba qualquer mudança significativa, procure imediatamente uma médica veterinária de confiança.

continua depois da publicidade