Tudo Bahia
Portal de Notícias

Não jogue fora: veja 3 grandes utilidades da casca de banana

Sabia que a casca de banana pode servir para outros fins?

A atitude quase automática que temos depois de comer uma banana é, claro, jogar a casca fora, afinal ela não serve para nada, certo? Errado.

A casca da banana pode ter inúmeras serventias práticas e, inclusive, ser usada para o preparo de algumas receitas. Hoje, falaremos especificamente sobre as utilidades mais inusitadas da casca da fruta. Confira:

Ajudar no combate à acne

A casca da banana tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, sabia? Considerando que a acne é um tipo de inflamação na pele, é interessante usar a parte de dentro da casca como uma espécie de hidratante natural.

Para esse fim, remova toda a parede interna da casca com a ajuda de uma colher. Depois, passe esse “creme” em toda a região afetada pela acne e deixe secar. Se a espinha estiver bastante inflamada, esse ritual pode ser feito até duas vezes ao dia.

Nutrir a terra do seu jardim ou quintal

Se você cultiva alguma horta ou planta flores e folhagens, sabe que é importante que a terra esteja saudável e bem adubada. Uma forma de garantir isso é misturar as cascas da banana no adubo que você usa em suas plantas.

Outra forma de nutrir o solo com as cascas da fruta é guardar 5 cascas e fervê-las em um litro de água. Isso vai resultar em um líquido amarronzado, que você pode armazenar em uma garrafa pet e diluir na água que usa para regar suas folhagens e flores.

A proporção ideal é de 1 parte de “chá de banana” para 5 partes de água.

Aliviar a coceira da picada de mosquitos

Se aquele pernilongo chato pegou sua perna de jeito, uma das formas de aliviar a coceira é simplesmente colocar um pedaço de casca de banana, com a parte interna encostada na sua pele, sobre o ferimento. Os polissacarídeos presentes na casca têm ação anti-inflamatória e ajudarão sua pele a ficar menos inchada e a coceira a ir embora.

Viu só como a banana tem mais utilidades do que você imaginava? Agora é só se lembrar dessas dicas e colocá-las em prática assim que for possível.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais