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Evite o desperdício de alimentos com estas 3 dicas práticas

São dicas simples que podem ser facilmente integradas em sua rotina. Confira.

Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que o Brasil desperdiça por ano cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos. Outra pesquisa feita também pela ONU revela que 60% dos alimentos jogados no lixo vêm do consumo de famílias. Enquanto isso, mais de 19 milhões de cidadãos passam fome no país. Sem dúvida, uma das contradições mais tristes do atual momento em que vivemos.

Mas há formas de mudar essa realidade contrastante. Uma delas, que está ao nosso alcance, é evitar o desperdício de alimentos no nosso dia a dia. Por isso, hoje selecionamos três dicas práticas – e simples – para você aplicar em sua rotina e evitar ao máximo jogar os alimentos no lixo sem necessidade.

1. Controle da validade dos alimentos

Na hora de preparar as refeições, dê preferência aos alimentos que estão próximos do vencimento.

Uma dica para não ter dificuldade na hora de saber quais são esses alimentos é, ao chegar do supermercado, guardar os produtos mais novos sempre atrás ou embaixo dos itens que você já tem na sua despensa ou na geladeira. Dessa forma, os alimentos que estão prestes a vencer serão utilizados primeiro.

2. Use as sobras dos alimentos

Outra dica prática para evitar o desperdício de alimentos é a reaproveitar as sobras, já que elas podem ser consumidas por até 48 a 72 horas quando armazenadas na geladeira e em potes hermeticamente fechados.

Uma forma de tornar as sobras dos alimentos mais atrativas e, assim, estimular o seu consumo, é preparar pratos diferentes com elas. Por exemplo: o arroz pode virar bolinhos ou arroz de forno, as carnes podem virar recheios de tortas.

3. Aproveite todas as partes dos alimentos

Talos, cascas e sementes dos alimentos costumam ser dispensados no preparo das refeições, indo diretamente para o lixo. No entanto, muitas vezes, essas partes costumam ser mais nutritivas do que as partes dos alimentos que consumimos diariamente.

Por isso, vale pesquisar sobre como e quando utilizar os talos, cascas e sementes dos alimentos. Aqui vão alguns exemplos:

  • Cascas de frutas como as do abacaxi, manga e maçã podem ser utilizadas no preparo de sucos;
  • Sementes de abóbora e melão podem ser servidas como um delicioso aperitivo quando torradas;
  • Cascas de legumes podem ser ingredientes de creme batidos, suflês e purês;
  • Talos de couve, agrião, couve-flor, brócolis, etc. podem ser refogados ou ser utilizados como ingredientes de bolinhos, tortas e sopas;
  • A batata-inglesa pode ser consumida com a casca, tanto quando cozida quanto quando frita.
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