O que fazer com a borra de café? Veja 5 formas de reaproveitar

O seu cafezinho de todo dia pode ser bem mais útil do que você imagina.

Se você gosta de reaproveitar alimentos e dar novas utilidades a coisas que, normalmente, iriam parar no lixo, vai ficar feliz em saber que até mesmo a borra do seu café diário pode ser útil em outros aspectos da vida doméstica.

continua depois da publicidade

Quer saber como o pó usado para o preparo do seu café pode ser aproveitado? Então confira as nossas dicas de o que fazer com a borra de café a seguir.

Para adubar sua horta

A borra do café é também um excelente fertilizante, sabia? Fonte de matéria orgânica, carbono e nitrogênio, ela ajuda as suas plantas da horta ou daquele vasinho a crescerem bem e com saúde.

continua depois da publicidade

Para melhorar, o pó do café ajuda a afastar as temidas pragas. Para o uso, misture a borra com outros fertilizantes.

Para deixar sua casa livre de moscas

Olha só que maravilha. Se você se irrita com essas visitas indesejadas, saiba que a borra de café atua como repelente e manda embora vários mosquitos, inclusive aqueles que são conhecidos por transmitir doenças como a dengue e a zika.

O efeito se dá quando você espalha o pó que usou para fazer café em locais onde os mosquitos se reproduzem.

continua depois da publicidade

Para desentupir a sua pia

Sua pia do banheiro ou da cozinha está entupida? Então tente espalhar a borra do café sobre o ralo e, depois, ligue a torneira até que o material tenha ido embora. É bem provável que os resíduos que causaram o entupimento tenham ido embora também.

Para melhorar o cheiro da geladeira

Se a sua geladeira estiver com aquele odor desagradável e que parece estar impregnado, coloque a borra do café em um pote, sem tampa, e deixe esse recipiente na geladeira por alguns dias. Com o tempo, o cheiro ruim será coisa do passado.

Para tirar o excesso de gordura das panelas

Se, depois daquele almoço saboroso, a sua panela ficou toda engordurada, experimente colocar um pouco de borra de café em cima da bucha, juntamente com o detergente. Essa misturinha mágica vai deixar sua panela limpinha. A dica só não é válida para panelas com antiaderente, hein.

continua depois da publicidade

Viu só? Agora, quando passar café de novo, lembre-se de que o produto poderá ser útil para a sua vida doméstica e coloque as nossas dicas em prática.