Origem da estampa xadrez: veja 7 fatos pouco conhecidos

A estampa é clássica e versátil, podendo ser utilizada nos looks de diversas formas. Saiba um pouco mais sobre o xadrez.

O xadrez é uma das padronagens mais comuns. Utilizada geralmente no inverno, a estampa é clássica e versátil, podendo estar presente nos looks de diversas formas, como em um cachecol, uma calça, um vestido ou até mesmo em um forro de uma peça de roupa, se sobressaindo mesmo que escondida.

continua depois da publicidade

Se você adora a estampa xadrez, confira, abaixo, alguns dos fatos sobre ela que ainda são pouco conhecidos.

1. Origem da estampa xadrez

A origem da estampa xadrez data períodos a.C. Segundo pesquisas arqueológicas, a estampa foi criada pelos celtas, que teciam a lã para compor figuras geométricas.

continua depois da publicidade

A partir do século 17, esse padrão conhecido como tartan, começou a se difundir para a Escócia, onde se transformou em símbolo da lealdade nacional, embelezando os kilts.

2. Tipos de padronagens

Além do Tartan, a estampa possui outras categorias de padronagens. Veja os tipos de estampa xadrez: Burberry, Madras, Argyle, Vichy, Buffalo Check, Glen Plaid ou Príncipe de Gales e, por fim, o Pied-de-poule ou Pie-de-coq.

3. A padronagem Tartan

Os primeiros tartans eram tingidos com corantes naturais, o que deixava com a padronagem com um aspecto mais sutil.

continua depois da publicidade

Originalmente, o tecido do tartan tinha forma retangular não possuía costuras. Ao ser difundido pela Escócia, a padronagem virou símbolo da identidade escocesa, sendo utilizada no uniforme dos rebeldes jacobitas.

Ela chegou a ser proibida pelo governo escocês no ano de 1746 com a lei do desnudamento. Mas, anos depois, em 1781, desfeita as ameaças dos rebeldes jacobinos, o tartan voltou a ser aceito e a lei do desnudamento foi revogada.

Nos anos seguintes, houve um “renascimento” da cultura escocesa, o que contribuiu para a difusão do tartan na moda. Em 1815, a padronagem passou a ser registrada e identificada.

continua depois da publicidade

4. Versão mais simples do xadrez

A versão mais simples dos xadrezes e também o mais antigo é o quadriculado. Tem mais de 1.600 anos de história, ele surgiu antes mesmo do jogo de tabuleiro que hoje conhecemos como xadrez.

Mas, na moda a história do quadriculado começa no fim da década de 1970, com a segunda onda do movimento música jamaicano chamado Ska, que dominou Londres. Quando ele se juntou à rebelde cultura punk, os fãs passaram a usar o quadriculado preto e branco como uma forma de protesto contra a segregação racial.