11 comidas tradicionais de festa junina; veja o que não pode faltar

O mês de junho chegou e, com ele, a época mais esperada do ano pelas pessoas que não perdem um arraiá.

Se você é o tipo de pessoa que, a partir do dia 1 de junho, já começa a ouvir músicas de festa junina e a ter vontade de tomar quentão, saiba que você não é a única. As comemorações de arraiá são extremamente populares em todas as regiões do Brasil — prova disso é que a festa junina só perde mesmo para o Carnaval em termos de comemorações e números de adeptos.

continua depois da publicidade

Além das festas juninas típicas de algumas cidades, escolas e igrejas, há também quem goste de fazer o próprio arraiá. Nesses casos, além de pensar nos planejamentos relacionados às roupas, à decoração e à trilha sonora específica, é importante que os quitutes mais tradicionais não fiquem de fora.

A seguir, veja 11 comidas de festa junina que explicam por que os brasileiros amam as festas em homenagem a São João:

continua depois da publicidade
  1. Canjica ou munguzá: a iguaria é a cara da festa junina e pode ser preparada de formas diferentes, conforme as preferências de cada região.
  2. Pamonha: tanto a versão doce quanto a salgada não podem ficar de fora de um bom arraiá.
  3. Cuscuz: eis outra iguaria que deixa o clima de festa junina ainda mais familiar.
  4. Arroz-doce: a sobremesa é tradicional especialmente nos festerês do centro-oeste brasileiro.
  5. Quentão e vinho-quente: o preparo muda conforme a freguesia, mas o fato é que a bebida não pode ficar de fora.
  6. Pinhão: se você for a uma festa junina na região Sul do país, não deixe de experimentar o pinhão cozido e os eventuais pratos feitos à base dessa delícia.
  7. Paçoca: vale tudo, desde a paçoca que se compra no mercado até aquela caseira e seus eventuais preparos, como bolos e pudins.
  8. Cachorro-quente: é prático, gostoso e combina muito bem com um copo de quentão.
  9. Pipoca: Os pipoqueiros sabem muito bem como é possível transformar a pipoca em aperitivos diferenciados e cheios de sabor.
  10. Broa de fubá: uma broa de fubá quentinha com um pouco de manteiga às vezes é tudo o que a gente precisa para ser feliz.
  11. Bolo de milho: todas as receitas à base de milho são bem-vindas nos festerês. O bolo de milho é, sem dúvidas, sucesso garantido.

Esperamos que você e sua família possam aproveitar essa festa tão rica em sabores e cultura. Bom arraiá.