Por que andorinhas voam em bando? Conheça 10 curiosidades da espécie

Estima-se que existam 80 espécies de andorinhas, distribuídas por todos os continentes, exceto a Antártida.

As andorinhas são conhecidas por sua beleza, elegância, agilidade e por fazerem longas migrações. Caracterizadas por serem aves de pequeno porte, com asas longas e pontiagudas, as andorinhas estão distribuídas por todos os continentes, exceto a Antártida.

continua depois da publicidade

Com cerca de 80 espécies, a maior que vive no Brasil é a andorinha-grande, que mede cerca de 20 cm e pesa aproximadamente 43 g. A seguir, conheça 10 curiosidades sobre as andorinhas.

1. Alimentação

A alimentação da andorinha é composta principalmente por insetos. A ave captura a sua presa ainda durante o voo. Ao identificar o seu alvo, ela se dirige como um raio, com o bico aberto sobre a sua presa.

continua depois da publicidade

2. Predador implacável

Há uma estimativa de que uma andorinha necessita se alimentar de 1500 por dia. Por esse motivo, a ave é conhecida como um dos predadores mais implacáveis do reino animal. Ela necessita de um consumo diário alto de calorias para poder desenvolver-se plenamente.

3. Ótimo sentido de orientação

As andorinhas possuem um sentido de orientação. Para se ter uma ideia, após percorrerem vários quilômetros em determinado ano, no ano seguinte elas conseguem voltar exatamente ao mesmo ninho.

4. É ilegal remover ninhos de andorinha

Isso mesmo, pelo menos, em Portugal. Lá, é considerado ilegal remover ninhos de andorinha durante a época de reprodução.

continua depois da publicidade

5. Ninho feito de lama, plantas e saliva

As andorinhas constroem seus ninhos a partir de diversos materiais, como lama, plantas e saliva. O processo de construção pode levar mais de 1000 viagens do casal de andorinha.

O ninho fica pronto quando as aves sentem que o ninho está perfeito e suficientemente resistente, para abrigar seus filhotes.

6. Símbolo de liberdade

Por serem incapazes de viverem em cativeiros e apenas conseguirem se reproduzir em estado selvagem, as andorinhas são um símbolo de liberdade.

continua depois da publicidade

7. Velocidade máxima de voo

A velocidade máxima de voo das andorinhas é de 55 km/h, mas, geralmente, elas voam a uma velocidade média de 30 km/h.

8. Inseticidas causam a morte de andorinhas

Como a alimentação das andorinhas é composta por insetos, o emprego de inseticidas acaba causando de forma frequente a morte de muitas dessas aves, já que elas podem ingerir insetos envenenados.

9. As andorinhas podem viver até os oito anos de idade

A maioria das espécies de andorinhas pode viver até os oito anos de idade, exceto a andorinha-do-mar, que pode viver até os vinte anos. Isso quer dizer que essa espécie de andorinha pode voar 20 vezes ao redor do mundo durante toda sua vida.

continua depois da publicidade

10. Por que as andorinhas voam em bando?

Para fechar a lista com 10 curiosidades das andorinhas, vamos a resposta da pergunta do título deste texto: as andorinhas voam em bando para se defenderem dos seus predadores.