Olho grego afasta inveja e energias negativas? Conheça o significado

Conheça, a seguir, um pouco mais a respeito desse bonito amuleto.

O olho grego é um amuleto circular, normalmente feito à base de vidro, em tons de azul e com branco e preto. Conhecido também como nazar ou olho turco, o objeto é geralmente usado por pessoas com crenças místicas em relação a aspectos como mau-olhado e energias negativas.

continua depois da publicidade

Além dessa simbologia, o olho grego também é utilizado para representar o olhar de Deus, que estaria sempre observando as pessoas e as protegendo de situações de risco. Os significados envolvidos na criação do amuleto são:

  • Tons de azul: os dois tons de azul, presentes no olho grego, foram escolhidos porque, na população turca, é difícil encontrar indivíduos de olhos azuis. Além disso, é possível encontrar quem diga que a cor da inveja e do mau-olhado é também o azul e que, por isso, o amuleto seria uma forma de “reter” esses sentimentos negativos;
  • Formato circular: a escolha do círculo para a composição do amuleto tem a ver com a crença de que, dessa maneira, as energias estariam circulando também, de modo que, quando o olho grego absorvesse uma energia negativa, ele seria capaz de transformá-la em algo positivo;
  • Olho: em relação à simbologia, a escolha do olho tem a ver com a forma como o mundo interior é ligado com o exterior, ou seja, como vemos as coisas por meio de nossas percepções inconscientes e conscientes.

Conforme as tradições relacionadas com esse amuleto, o jeito certo de utilizar o olho grego é pendurando o objeto nas portas e nas janelas de casa, como forma de proteção. O mesmo é válido para carros, tanto como chaveiro quanto como penduricalho para o espelho.

continua depois da publicidade

Os adeptos do Feng Shui gostam de posicionar o olho grego na parte interna da porta que dá acesso à entrada principal da casa. Nesse caso, algumas pessoas optam por um quadro que tenha o desenho do amuleto.

Para mandar embora a inveja e o mau-olhado, há quem coloque o objeto em lugares como varanda, sacada, jardim e garagem. O olho grego também pode ser encontrado em pingentes, brincos, colares e pulseiras — pelo jeito, o que importa mesmo é manter o olho grego sempre por perto.