Tudo Bahia
Portal de Notícias

Dormem demais: confira os 5 animais mais preguiçosos do mundo

Acha que seu sono é muito longo? Então você precisa ver os integrantes deste ranking da soneca.

Dormir é uma necessidade fisiológica e que nos ajuda a manter uma boa saúde física e mental. Com os outros pertencentes do Reino Animal também é assim.

Além dos casos de hibernação dos ursos, que dormem durante boa parte do inverno, há muitos outros dorminhocos na natureza. Conheça cinco deles a seguir:

Coala

Esses bichinhos fofos têm uma necessidade de sono gigantesca. Só para você ter ideia, o coala é conhecido também como o animal mais preguiçoso do planeta, pois, durante o breve período em que permanece acordado, algo em torno de duas horas por dia, ele come suas folhinhas de eucalipto e volta a dormir novamente.

Um fato interessante a respeito desse animal lindo é que o seu excesso de sono tem a ver justamente com a alimentação, pois o eucalipto contém uma toxina que exige uma quantidade enorme de energia para ser digerida. Isso faz com que os coalas durmam muito. É um ciclo sem fim.

Bicho-preguiça

É claro que o animal que leva “preguiça” no nome estaria nesta lista. Comum em florestas tropicais na América do Sul, esse animal lento e fofo está quase sempre tirando uma soneca — estima-se que o bicho-preguiça durma 20 horas por dia.

Isso que é descanso, hein?

Gambá-da-Virgínia

Esse bichinho bonito, mas com um cheiro não tão agradável assim, é conhecido também por precisar de muitas horas de sono por dia. O gambá-da-Virgínia costuma ficar dormindo em sua toca por aproximadamente 18 horas por dia.

Dormir é realmente o ponto forte desse animal que, quando se sente ameaçado por um predador, cai durinho no chão, na tentativa de se passar por morto.

Hipopótamo

Esse gigante também é bom de cama, seja ela na água ou na terra. O sono do hipopótamo dura 16 horas por dia, e o animal, que vive de comer plantas, só desperta durante a noite para se alimentar.

Apesar de viver praticamente dormindo, não é aconselhável ficar perto de um hipopótamo, caso você encontre com um desses animais um dia, pois ele está entre os mais perigosos da natureza.

Panda

Os pandas, além de criaturas fofas e lindas, são também bastante preguiçosos, já que dividem seu tempo entre dormir e comer: são 10 horas de sono, em média, e 14 horas de comilança, praticamente.

A fome insaciável tem a ver com o fato de que os pandas só comem bambu, um alimento que não é muito rico em termos nutricionais. Só para você ter ideia, um panda precisa comer 20 kg de bambu por dia para que sua dieta seja considerada saudável. Agora fica fácil entender por que o bichinho passa o dia todo comendo…

Viu só? Da próxima vez que alguém disser que você dorme demais, mostre essa lista para a pessoa e prove que existem animais muito mais dorminhocos do que você.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais