Consumo de sal não deve ultrapassar limite específico ao dia; veja qual é

Tempero praticamente obrigatório em qualquer prato, o sal pode trazer alguns riscos à saúde.

Quando estamos preparando alguma refeição, sempre pensamos em qual tempero combina mais com cada tipo de alimento. Uma das raras coisas que parece combinar com todo e qualquer prato salgado (sendo até ingrediente de alguns doces) é o sal. Afinal, é quase impossível imaginar uma comida saborosa sendo feita sem ele.

continua depois da publicidade

Apesar dessa unanimidade gastronômica, muitas pessoas sabem que existem alguns riscos de consumir esse tempero em excesso. Para diminuir suas dúvidas sobre qual é o limite diário que não deve ser ultrapassado nesse consumo, bem como esclarecer alguns riscos em caso de excesso, o Tudo Bahia entrevistou Hortência Kettelen Souza Luz.

Ela é nutricionista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e, atualmente, residente no programa de Terapia Intensiva. Hortência informou que o segredo para uma alimentação realmente adequada é o equilíbrio.

continua depois da publicidade

Segundo a profissional, exageros na alimentação podem gerar vários impactos negativos. Quanto ao sal, especificamente, ela explicou que o consumo diário não deve ultrapassar as 5 gramas, que é o “recomendado pela sociedade brasileira de cardiologia”.

Caso esse limite seja ultrapassado regularmente, o comportamento pode significar um risco muito maior no desenvolvimento de hipertensão e de doenças cardiovasculares.

Com tudo isso em mente, o ideal é sempre maneirar na quantidade de sal e comida que você consome. Além disso, pode ser uma boa ideia ter o acompanhamento de uma nutricionista para deixar sua alimentação o mais adequada possível à sua realidade.

continua depois da publicidade