Tudo Bahia
Portal de Notícias

Como saber se meu WhatsApp foi realmente clonado? Veja 3 sinais

Infelizmente, algumas falhas eventuais no aplicativo podem dar brecha para a ação de criminosos, que aplicam golpes, sendo um deles o da conta clonada.

Com 2 bilhões de usuários ativos, o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo. E, para manter a segurança desse grande número de usuários, os desenvolvedores informam que o mensageiro conta com criptografia de ponta a ponta, de modo a garantir a privacidade e a segurança das mensagens trocadas.

No entanto, embora esteja cercado de um sistema de segurança virtual intenso, infelizmente ainda há espaço para eventuais falhas que dão brecha para a ação de criminosos, que aplicam golpes e realizam fraudes.

Um dos golpes mais comuns praticados é o da conta clonada, por meio do qual, esses criminosos podem se passar por outra pessoa para pedir dinheiro emprestado, por exemplo.

Sabendo disso, e, para evitar que você seja uma vítima desse golpe, preparamos uma lista com três sinais que podem indicar que seu WhatsApp foi clonado.

1. Atividades estranhas em sua conta

Uma forma de saber se seu WhatsApp foi clonado é observar se estão acontecendo atividades estranhas em sua conta, como uma mensagem que você não enviou, ou um áudio que não ouviu, mas está marcado como visto, ou, ainda, uma mensagem que você já visualizou, mas não chegou notificação.

Alguns desses sinais podem indicar alguma pontua no aplicativo, mas, quando seu comportamento se mostra repetitivo pode significar que seu WhatsApp foi clonado.

2. Verificar as sessões ativas do WhatsApp Web

Se você estiver desconfiado que seu WhatsApp foi clonado pelo computador, uma forma de ter certeza é acessar a aba “WhatsApp Web” dentro do seu aplicativo e verificar as sessões que estão ativas.

Caso não reconheça o aparelho que está conectado, clique para encerrar a sessão e removê-lo.

3. Aviso de conta clonada do WhatsApp

Por fim, a terceira forma de saber se seu WhatsApp foi clonado é se você receber um aviso em seu aparelho de que seu número está sendo usado em outro lugar. Isso significa que alguém tentou registrar o mesmo número que você ainda está usando.

Na mensagem, há a solicitação para que você verifique seu aparelho. Ao tocar na opção “Confirmar” e autenticar seu número, sua conta será ativada novamente no seu dispositivo. Agora, só resta saber o motivo pelo qual isso aconteceu: o seu número foi, de fato, clonado ou você apenas recebeu um código de seis dígitos que não pediu.

Na dúvida, é melhor ficar atento.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais