Aveia e feijão podem causar maior incidência de gases? Entenda aqui

Você com certeza já ouviu falar que alguns alimentos nos dão gases, não é mesmo? Será que é verdade?

Sua avó já deve ter dito, em algum momento, que o feijão nosso de cada dia é o responsável pela produção de gases em excesso. O mesmo é dito a respeito da aveia, esse ingrediente saudável e versátil da sua cozinha.

continua depois da publicidade

Para comentar o assunto, a equipe do Tudo Bahia chamou a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que é formada pela Universidade Federal de Goiás e, atualmente, integra a equipe de residência em Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas, da mesma instituição (HC / UFG).

Ela nos explicou que os alimentos que mais causam gases são justamente aqueles com altas quantidades de fibras e carboidratos. A combinação desses dois elementos em nosso intestino gera fermentação, para que eles sejam digeridos adequadamente, e a fermentação resulta no aumento da produção de gases.

continua depois da publicidade

Esse aumento provoca sintomas bastante desagradáveis, como flatulência, inchaço e, em alguns casos, cólicas intestinais. Cada pessoa reage de uma forma a esse processo digestivo, por isso é comum encontrarmos quem tem problemas sempre que consome alimentos fibrosos e também quem não sente nada diferente depois de uma bela feijoada.

De acordo com Hortência, os alimentos que mais causam gases durante o processo de digestão são:

  • Feijão;
  • Brócolis;
  • Frutas;
  • Leite e seus derivados;
  • Refrigerantes;
  • Aveia.

É importante entender que isso não quer dizer que você deve deixar de comer feijão, por exemplo. O ideal é reconhecer os sintomas e, caso você note que fica com mais gases depois do almoço, preparar o feijão de forma diferente.

continua depois da publicidade

Um método que reduz a fermentação do feijão é deixar os grãos de molho em água fria, de um dia para o outro, antes do preparo. Isso muda a consistência do feijão, facilita a digestão do alimento e, por consequência, reduz a produção de gases. O método é válido para outras leguminosas, como a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico.